ParticipAção

Voltar ‘Construímos diariamente o futuro desejado para a marca Unimed’

‘Construímos diariamente o futuro desejado para a marca Unimed’

        03 de outubro, 2024

O conceito dos tempos – passado, presente e futuro – é um desafio à lógica. Muitos pesquisadores chegam a afirmar que enxergamos a passagem do tempo por uma ilusão de nosso cérebro. Estamos sempre projetando o futuro, os dias, os meses e os anos que virão. E, em nosso caso, como médicos e dirigentes de cooperativas e empresas médicas, o futuro da saúde suplementar.

Sem bola de cristal nem outra forma de prever o que acontecerá, entendemos que o futuro seja uma construção feita todos os dias. E é essa a missão da Unimed Participações, tanto com holding quanto como hub de negócios inovadores do Sistema Unimed. 

No mercado em geral, muito provavelmente, a saúde suplementar e sua cadeia de prestadores se concentrarão em torno de marcas-planeta, com o poder de atração similar à de um buraco negro estelar. Para sobreviver, as menores companhias e cooperativas terão de se diferenciar pela jornada do cliente.

Outra tendência, que não se restringe aos planos de saúde, é a assinatura de serviços, sem imobilização do capital. Foi por isso que nos unimos à BlueHealth na criação da UniBlue, para assinatura de equipamentos médico-hospitalares. Essa joint-venture é o começo da oferta de assinaturas que deverá abranger mais áreas de hospitais, clínicas, laboratórios e consultórios.

A verticalização assistencial, também, deve se intensificar: atualmente, InvestCoop e Participações têm atuado em parceria, instituindo fundos imobiliários para captar recursos para a construção e aquisição de hospitais Unimed.

Gestão austera, geral e minimalista, também, se acentuará no mercado. A fim de apoiar as Singulares nesse sentido, entregamos a ADM Developer (gestão para a carteira de clientes de planos coletivos por adesão) e a Plataforma Digital Unimed (marketplace de seguros e odonto Unimed).

As fraudes, lamentavelmente, não vão desaparecer, somente mudar de forma. Contra elas, alta tecnologia, como a biometria facial da fintech Unimed Pay que, também, possibilitará a antecipação de recebíveis.

E o que vem por aí? De nossa lavra, cartão de acesso, central de compras, gestão hospitalar, laboratório de referência, oncologia. Mas, além disso, o futuro será marcado por algumas conquistas da Unimed no passado e no presente, como intercooperação, capilaridade nacional, governança corporativa e negócios que orbitam o ecossistema da saúde e de seguros.

Para que possamos assegurar a perenidade e a sustentabilidade da marca Unimed, não podemos nos esquecer de que hoje é o futuro de ontem. Cientes disso, estamos sempre atentos às tendências, às transformações e às oportunidades de negócios, construindo o futuro da marca diariamente.

Adelson Severino Chagas
Presidente da Unimed Participações