Notícias

Ações da Unimed conscientizam sobre a importância da saúde mental

        26 de janeiro, 2022

Em apoio à Campanha Janeiro Branco, a Unimed Pato Branco intensificou, neste mês, a sua atuação em prol do cuidado com a saúde mental das pessoas, com a realização de algumas ações para os colaboradores, beneficiários e comunidade em geral. 

O Janeiro Branco é uma campanha semelhante às campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul. Seu objetivo é chamar a atenção da comunidade, para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas.

Uma das iniciativas da Cooperativa aconteceu no dia 8 de janeiro, sob a organização dos psicólogos que atuam no Centro de Atenção à Saúde – CAS, de Pato Branco, Coronel Vivida  e São Lourenço do Oeste - SC. Eles promoveram um evento, na Praça Presidente Vargas, que contou com várias atividades conscientizando sobre os cuidados com a saúde mental. 

Uma das atividades, com foco nas emoções das crianças, foi o varal das emoções, que permitiu que os pequenos identificassem os tipos de emoções, de acordo com as expressões faciais dos emojis. Também foram disponibilizados para pintura, desenhos dos personagens do filme Divertidamente.

Para os adultos, a equipe entregou um folder sobre as principais doenças psicológicas, que acometem as pessoas atualmente, orientando sobre a importância de buscar ajuda de profissionais especializados, quando a pessoa perceber que está passando por sofrimento prolongado. Também foram entregues balões, com dicas de autocuidados. 

“Acreditamos que conseguimos atingir o nosso objetivo com a ação, que foi disseminar informações referentes aos cuidados com a saúde mental e a importância de buscar"

 

Evento realizado na Praça Presidente Vargas orientou beneficiários e a comunidade sobre a importância do cuidado com a saúde mental

Psicólogos entregaram folders informativos sobre as principais doenças psicológicas que acometem as pessoas, atualmente.

 

Palestra ministrada pela psicóloga Fabiane Furigo, para os alunos do Programa Viver Mais Unimed, em Coronel Vivida, 

Palestras 


Envolvendo os beneficiários, foram realizadas palestras para os participantes do Programa Viver Mais e os colaboradores de algumas empresas contratantes do plano de saúde com a Unimed. 
No dia 7 de janeiro, os psicólogos, Luiz Gustavo Cattaneo Junior e Tainara Tomasini, palestraram de forma online, para aproximadamente 350 funcionários da Empresa Penha. No dia 25 de janeiro, as psicólogas Fabiane Furigo e Tainara Tomasini palestraram, também de forma online, para 80 colaboradores da Empresa Lugano. 


No dia 18 de janeiro, os participantes do Programa Viver Mais Unimed, de Coronel Vivida, assistiram a palestra com a psicóloga Fabiane Furigo, sobre o tema: Janeiro Branco: quem Cuida da mente, cuida da vida. O evento foi no Complexo Esportivo Barro Preto, de Coronel Vivida, ao ar livre. 
A psicóloga Fabiane, mencionou que cuidar da saúde emocional e das emoções é fundamental para qualquer pessoa, mas quando se trata do público idoso, é ainda mais importante, tendo em vista que os idosos estão mais vulneráveis a desenvolver transtornos psicológicos, como a depressão.


“Amigo Gentil”


Com o objetivo de promover a saúde mental entre os colaboradores, o setor de Gestão de Pessoas criou a ação “Amigo Gentil”, e incentivou atos de gentiliza entre a equipe, refletindo no bem-estar e integração dos colaboradores.


Para a ação, cada colaborador recebeu por e-mail o nome de um colega, escolhido por sorteio. Sua missão, durante o mês de janeiro, foi promover ações de gentileza para este colega, ficando a sua escolha se identificar ou não. 


“Em meio a tanta correria, muitas vezes estamos no “automático”, não prestamos atenção no colega do lado.  Então, como este mês é voltado ao cuidado com a saúde mental, pensamos em fazer a ação e lembrar o quanto atitudes simples de afeto são importantes no dia a dia, pois podemos fazer a diferença na saúde mental de alguém”, relatou a analista de gestão de pessoas, Duane Farinella Germiniani.


As formas de gentilezas realizadas foram variadas, desde bilhetinhos com mensagens motivacionais, a presentes e lanchinhos, que tornaram o dia das pessoas mais feliz.


Duane comentou que a ação ainda não terminou, mas já é possível avaliá-la como positiva, pois tem incentivado as pessoas a cuidar e interagir com os colegas.


A ação “Amigo Gentil” iniciou-se no dia 10 de janeiro. Todos os colaboradores foram convidados a participar, exceto aqueles que estavam voltando ou saindo de férias no mês de janeiro, ou que estavam com atestados prolongados. A ação terminará no dia 31 de janeiro, quando cada colaborador fará uma foto com o seu amigo gentil, para postar na rede corporativa Nela, tornando conhecido o colaborador que fez as gentilezas.