Roda de Conversa Infantil orienta pais sobre o processo do desfralde

        09 de abril, 2021

Abordando o tema desfralde, a Unimed Pato Branco realizou no dia 24 de março mais uma edição da Roda de Conversa Infantil, iniciativa que integra as ações do Projeto Bebê Nota 1000. 


O encontro, realizado de forma online, proporcionou aos pais aprenderem um pouco mais sobre o processo do desfralde, reconhecer os sinais de prontidão do seu bebê e sanar inúmeras dúvidas, através das orientações repassadas pelas psicólogas Tuani Savaris Tigre e Crhistina Marcondes. 


A nutricionista Karise Brasil, que coordena as ações do Projeto Bebê Nota 1000, comentou que o encontro foi muito especial, pois os participantes trouxeram diversos questionamentos sobre o período do desfralde e o impacto que esse processo de maturação fisiológica pode trazer para a criança, caso não seja feito de forma correta. “Foi uma noite de muito aprendizado e troca de experiência”, destacou. 


Entre os questionamentos que os pais apresentaram, as dúvidas principais foram sobre qual é o momento certo para iniciar o desfralde, qual a melhor posição para os meninos fazerem xixi, se é sentado ou em pé e o tempo de prontidão.   


A psicóloga infantil Crhistina Marcondes explicou que de acordo com a Teoria do Desenvolvimento Psicossexual de Sigmund Freud, a fase para iniciar o desfralde é entre os 18 meses até 3 anos, chamada de fase anal. “Vale destacar que esse período pode variar de criança para criança, conforme o desenvolvimento e estímulos de cada um”, comentou Crhistina. 


Em relação ao comportamento dos pais, que pode contribuir positivamente para o desfralde, as psicólogas elencaram algumas dicas:


- Sempre que a mãe ou pai precisarem ir ao banheiro ao longo do dia, é interessante comunicar à criança que está indo ao banheiro “fazer xixi” ou “fazer cocô”, isso o ajudará entender o processo; 
- O uso de estímulos como troninho infantil ou adaptador de vaso são bem-vindos nessa fase, lembrando que os pés da criança precisam estar apoiados; 
- O uso de roupas fáceis de serem tiradas, também facilita as idas ao banheiro pela criança; 
- Ter paciência e respeitar o tempo da criança; 
- O desfralde deve começar durante o dia, para criança aprender a se controlar primeiro neste período e posteriormente, à noite; 
- Respeitar o desenvolvimento neurológico; 
- Usar brincadeiras lúdicas para qualquer aprendizado, pode dar mais leveza à essa fase; 
- Aposte em leituras de livros junto com os pequenos, algumas opções de títulos: 
“O que tem dentro da sua fralda”; “Cadê o meu penico?”; “Cocô no trono” e “Meu penico”.
O que os pais devem evitar:
- Reprimir a criança; 
- Forçar o processo; 
- Brigar, isso acaba desestimulando;  
- Pressão psicológica; 


Além dessas dicas, a psicóloga Tuani lembra que para o desfralde acontecer de forma natural e respeitosa, os pais precisam ter segurança, afeto e conexão com o filho, para que consigam perceber os sinais que ele demonstrará. “Buscar informações é muito importante, porém precisamos ter cuidado para não comparar o bebê a outros, pois cada bebê é único e vivenciará o processo de maneira singular. Por isso, os pais precisam controlar a ansiedade para transmitir tranquilidade e naturalidade”, explicou Tuani.


Além disso, os pais devem lembrar que o desfralde, assim como qualquer outra etapa do desenvolvimento infantil, envolve maturidade e amadurecimento. No entanto, se por volta de 5 ou 6 anos a criança ainda não tiver deixado as fraldas, é necessário investigar se ele não sofre de alguma causa orgânica patológica ou psicológica, fatores que influenciam no processo do desfralde. 

 

Próximos encontros
A próxima Roda de Conversa Infantil será sobre “Autismo para Famílias” e será no dia 28 de abril. Nos dias 26 e 27 de abril, também será realizada mais uma edição do Curso de Gestantes: mamãe, papai e bebê. E no dia 5 de maio acontecerá a Roda de Conversa Gestantes sobre o tema "O medo da dor do parto!".

Para participar de qualquer um dos encontros o beneficiário pode fazer a inscrição por um dos seguintes canais: WhatsApp do Projeto Bebê Nota 1000 – 2101 3000 - opção 7, telefone 46 2101 3000 – opção 2 ou pelo e-mail cas@unimedpbco.coop.br.

O encontro, realizado de forma online, proporcionou aos pais aprenderem um pouco mais sobre o processo do desfralde