Notícias

Unimed Pato Branco participa de avaliação para o Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão

        13 de outubro, 2021

Nos dias 4 e 5 de outubro, a Unimed Pato Branco participou da avaliação do Programa de Desenvolvimento de Gestão das Cooperativas (PDGC), o qual é um programa do Sescoop, que tem o objetivo de promover a adoção de boas práticas de gestão e de governança pelas cooperativas. A Cooperativa recebeu a avaliação por ter sido selecionada para participar do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão. 


Apesar de participar do PDGC desde 2015, esta foi a primeira vez que a Unimed Pato Branco foi selecionada para concorrer ao Prêmio. E isso foi possível, de acordo com o gerente geral da Cooperativa, Angelo Luiz De Bortoli, porque nos últimos anos houve um trabalho intenso visando a melhoria contínua dos processos de governança e gestão. 


“A experiência de estarmos entre um seleto grupo selecionado, nos eleva a um patamar que também nos dá uma responsabilidade ainda maior, para manter e melhorar para os próximos ciclos. O Prêmio tem como objetivo reconhecer as cooperativas do país, que se destacam por promover o aumento da qualidade e da competitividade de suas atividades e que estão avançando por meio da adoção e implantação de boas práticas de governança e gestão”, destacou De Bortoli.


Nos dois dias de avaliação, a equipe formada pelos gerentes Angelo Luiz De Bortoli, Luciano Mello, Luana Bozi, Scheila Pallaoro e pelos colaboradores Aline Sanin, Natalia Gatto, Thiago Martignoni, Angeli Rossi Chaves, Adriana Fontana, Osni Luiz Paul, Franciele Piccin, Duane Farinella Germiniani, Eduarda Mizerski, Elisiane de Medeiros, Yanca Pruch, Fernanda Ferreira, Catya Gehlen e Silvia Semin se concentrou na apresentação das evidências, para comprovar as informações preenchidas no formulário de inscrição do PDGC. 


No segundo dia, os avaliadores realizaram uma reunião com um grupo focal, composto pelos colaboradores Danusa Raulino, Marina Palaoro, Matheus Spanholi, Ana Maria Bresolin, Camila Borges dos Santos, Yhara Mezzomo e Suelen Pereira Perez, para confirmar as informações apresentadas. 


A colaboradora Danusa comentou que foi uma conversa tranquila, que os colaboradores tiveram um espírito muito cooperativista, um ajudou o outro com as informações. “Eles nos questionaram sobre o PDI, planejamento estratégico, benefícios, se temos acesso aos diretores e como é feita a integração dos novos colaboradores. Apesar de ter sido a primeira vez que eu participei de um grupo focal, voltado para avaliação, achei que foi bem interessante participar”, contou Danusa.  


Sobre o processo de avaliação, o gerente geral da Unimed Pato Branco explicou que a Cooperativa possui muitas práticas de excelência, algumas que necessitam de acompanhamento e poucas que precisam ser revistas. 

No dia 18 de outubro, haverá uma reunião de encerramento com os avaliadores, quando eles farão a devolutiva sobre o processo de avaliação da Unimed Pato Branco. 

 

No início da avaliação, a Diretoria Executiva, representada pelos diretores Antônio Motizuki, Ricardo Hoppen e Álvaro Cattani e os gerentes Angelo De Bortoli, Luana Bozi, Scheila Pallaoro e as colaboradoras Aline Sanin, Natalia Gatto e Silvia Semin realizaram uma apresentação sobre a Unimed Pato Branco


Grupo focal,2 formado pelos colaboradores: Danusa Raulino, Marina Palaoro, Matheus Spanholi, Ana Maria Bresolin, Camila Borges dos Santos, Yhara Mezzomo e Suelen Pereira Perez