Notícias

Voltar Viver Bem na Escola: alunos de colégio de Morro Redondo recebem o projeto

Viver Bem na Escola: alunos de colégio de Morro Redondo recebem o projeto

        13 de setembro, 2022

A Unimed Pelotas/RS em parceria com o Instituto Unimed Pelotas/RS, realizou na segunda-feira (5/9), o primeiro encontro do Viver Bem na Escola para os alunos do Colégio Estadual Nosso Senhor do Bonfim em Morro Redondo. Com a proposta de promover a educação para a saúde com o foco em crianças e adolescentes, a ação foi ministrada pelas psicólogas da cooperativa, Marcela Sedrez e Stella Junqueira, que palestraram sobre autocuidado e saúde mental.

 

Aproveitando o Setembro Amarelo e seu caráter de conscientização da saúde mental, o tema da palestra foi “A importância do autocuidado para a saúde emocional” e contou com muita interação por parte dos alunos. As palestras foram realizadas para crianças do 5º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, ocorrendo em momentos diferentes do dia para cada ano. Stella Junqueira, psicóloga palestrante, destacou a importância do projeto: “Acredito que é muito importante essas ações de promoção da saúde mental, é essencial trabalhar o autocuidado desde cedo. A palestra foi desenvolvida com o objetivo de despertar essa reflexão e envolver estratégias que possam auxiliar os alunos a praticar e englobar o autocuidado no dia a dia”, afirmou a colaboradora.

 

O projeto foi muito bem recebido pelos jovens e após o fim da palestra, as crianças procuraram conversar com as psicólogas em particular. Além da valorização do autocuidado, também foi abordada a importância da comunicação e a psicoeducação das emoções, para incentivar as crianças e os adolescentes a falarem de seus sentimentos, necessidades e buscarem suporte social ou ajuda profissional no enfrentamento de problemas.

 

A ação foi tão bem recebida pelos estudantes que a partir de agora, o Viver Bem na Escola trabalhará mensalmente em Morro Redondo. Com este trabalho mensal, a Unimed Pelotas/RS poderá intensificar cada vez mais cuidados com a saúde na comunidade, e assim poder levar orientações de alimentação saudável e mudanças de hábito para todas as idades.