Meio século de existência: Unimed Petrópolis decide não comemorar aniversário em respeito às vítimas da tragédia

Texto: Ana Luiza Garcia
        27 de fevereiro, 2022

Uma das maiores instituições de saúde do município completa 50 anos de existência nesta segunda-feira (28). Pioneira na cidade, a Unimed Petrópolis nasceu a partir do desejo da classe médica de oferecer assistência de qualidade à população petropolitana e atualmente é responsável por cuidar da saúde de cerca de 32 mil pessoas, entre clientes próprios e de outras Unimeds (intercâmbio).

No início dos anos 70, o cooperativismo no ramo da saúde ainda ganhava força no Brasil. Contudo, devido à capacidade visionária do médico Germano Brasiliense Bretz, Petrópolis foi berço da quarta cooperativa de trabalho médico criada no Estado do Rio de Janeiro, a Unimed Petrópolis.

Germano trouxe inspiração da visita que fez a Unimed Santos (SP), a primeira criada no país. Com o forte desejo de tornar o cooperativismo viável em Petrópolis, ele conseguiu reunir importantes médicos, que decidiram aderir ao modelo de negócio.

Em 28 de fevereiro de 1972, nasceu a Unimed Petrópolis. Os 117 médicos visionários que fundaram a instituição só não poderiam imaginar que a cooperativa impactaria na vida de tantas pessoas. Meio século depois, a empresa não só beneficia a área de saúde como também gera cerca de 3,5 mil empregos diretos e indiretos, sendo uma das que mais contribui com impostos no município onde está inserida.

Respeito às vítimas da tragédia

Apesar de tantos motivos de orgulho pela trajetória construída, a Unimed Petrópolis não irá comemorar o seu cinquentenário em respeito às vítimas da tragédia causada pelas fortes chuvas que atingiram o município no dia 15 de fevereiro. Para a cooperativa, o momento é de acolhimento e solidariedade às famílias que perderam entes queridos e que estão desabrigadas e desalojadas.

“A Unimed Petrópolis chegou ao meio século de existência, momento que nos faz refletir sobre a história de desafios e conquistas que escrevemos até aqui. Em meio a um cenário triste e devastador no município, é tempo de refletirmos também sobre o nosso papel. Pautada nos princípios e valores do cooperativismo, a exemplo do compromisso com a comunidade e a solidariedade, a Unimed Petrópolis se dedica a cuidar dos amores de alguém e tem empreendido esforços para ajudar as vítimas da tragédia, seja por meio da assistência que oferecemos em nosso hospital próprio nos primeiros dias da catástrofe ou através das iniciativas de arrecadação de donativos. Tendo como maior motivo o nosso amor pelas pessoas, entendemos que, neste momento, o cinquentenário da nossa cooperativa não deve ser comemorado. Prestamos a nossa solidariedade a todos!”, destaca o presidente da Unimed Petrópolis, Rafael Gomes de Castro.

“Chegamos aos 50 anos da Unimed Petrópolis, infelizmente, diante de um momento que não gostaríamos de ver e viver em nossa cidade, um período triste e delicado. Completando meio século, o desejo de todos nós, médicos cooperados e colaboradores da Unimed Petrópolis é o de continuarmos prestando assistência à população com amor, contribuindo para dias melhores. Em prol das vítimas da tragédia, criamos uma Central de Arrecadação de donativos, que está localizada no Petropolitano Foot-ball Club, e convidamos todos a participarem desta rede de solidariedade”, reforça o vice-presidente da Unimed Petrópolis, Cesar Augusto de S. Thiago.


Conheça a história da Unimed Petrópolis! Leia o livro de 50 anos da cooperativa clicando aqui!