TI da Unimed promove mês da comunicação

Iniciativa partiu de ponto de melhoria identificado pelos próprios colaboradores da área
Texto: Liziana Freitas
        31 de maio, 2022


 

Comunicar-se assertivamente é uma responsabilidade de todos e, para que isso seja viável, além da consciência sobre a importância de se comunicar bem, também são válidos outros recursos, como capacitações, leituras e práticas do dia a dia.

A partir de uma pesquisa aos colaboradores de Tecnologia da Informação da Unimed Ponta Grossa, o gerente da área, Anderson Reis, identificou que os ruídos de comunicação eram uma dor comum entre a equipe.

“A inciativa surgiu da necessidade de melhorar a comunicação da TI em todos os aspectos, uma vez que era tema recorrente das pesquisas de clima rodadas internamente no setor e também das pesquisas executadas pelo setor de gestão de pessoas. Diante da recorrência do tema entendi que precisava executar algumas ações, e talvez a mais importante era equalizar conhecimentos e expectativas”, explica.

Para contribuir com o desenvolvimento dos colaboradores nesse sentido, Reis escolheu maio para ser o Mês da Comunicação na TI. Durante todas as sextas do mês, nas reuniões semanais do time, um convidado de outra área da própria cooperativa abordava um tópico e um público relacionado ao tema.

“Inicialmente, fizemos com um bate papo com uma especialista em comunicação e deu tão certo que decidi estender a iniciativa para a comunicação dedicada a outros públicos que temos interface. Entendo que foi sucesso a ação e pretendemos repeti-la no próximo ano”, comenta Reis.

Para abrir a programação, conceitos gerais de comunicação e dicas para evitar ruídos foram abordados pela analista de Marketing, Liziana Freitas. Nas semanas seguintes, foi a vez da comunicação com clientes, apresentada pela gerente de Mercado, Glória Martins; comunicação com colaboradores, com a presença do gerente de Gestão de Pessoas, Pedro Viriato; e, para o encerramento, foi a vez de falar sobre comunicação com o médico cooperado, assunto trazido pelo diretor Administrativo, Rafael Francisco dos Santos.

Para Jonathan Batista, coordenador de Desenvolvimento e Dados, a comunicação assertiva é essencial para o sucesso de projetos dentro do ambiente corporativo. “Foi uma grande ‘sacada’ no momento pelo qual estamos passando como empresa. Com projetos importantes sendo executados e vários outros em nosso radar, certamente esse foi um mês enriquecedor para toda a equipe. Compreender que existem maneiras diferentes de nos comunicar com cada público com o qual nos relacionamos nos torna mais assertivos e eficientes na forma como transmitimos uma mensagem”, pontua.

Lucilene Chiquito, analista de sistemas, observa que os conhecimentos compartilhados durante o Mês da Comunicação da TI também serão úteis para as equipes se atentarem às diferentes formas de comunicação e para melhorar as rotinas com a criação de alguns diferenciais.

“Entendemos que trabalhamos com diversos públicos e cada um de uma forma diferenciada, e devemos saber como se portar com cada um deles. Na comunicação visual, por exemplo, optamos por sempre que estivermos em reunião com câmera aberta, se atentar a prestar 100% atenção no palestrante pois é estimulante para quem está apresentando e a atenção o empodera. Também estamos iniciando o processo de autocrítica interna. Mensalmente, faremos um apanhado das informações repassadas pela TI para identificar melhoria dos processos de comunicação no setor, visando ao empoderando da equipe e a maturidade do time”, finaliza.