Unimed Ponta Grossa lança campanha do Planejamento Estratégico aos colaboradores

Live contou com a participação da diretoria executiva e apresentou as metas para 2021.
Texto: Liziana Freitas
        24 de março, 2021


 

Na última terça-feira (23), a Unimed Ponta Grossa promoveu uma live entre diretoria e colaboradores para lançar a campanha do Planejamento Estratégico 2020-2023.

O objetivo da campanha é desmitificar que o planejamento estratégico é somente uma preocupação de direção e gerências e tangibilizar o entendimento do papel de cada área e cada colaborador na execução dos planos e metas.

De forma lúdica e inspirada no clássico filme De Volta para o Futuro, a campanha, intitulada O Futuro Ao Nosso Alcance traz a alta gestão da Unimed Ponta Grossa como viajantes do tempo, que percorrem os anos até 2035. Lá no futuro, encontram uma cooperativa que expandiu, inovou e está muito mais consolidada não só na região, mas também no estado e no país.

Para isso, foi feito um vídeo em animação com uma narrativa em que os viajantes do tempo retornam para 2021 e contam para as equipes como está a Unimed do futuro e o que deve ser feito agora para que o cenário nos próximos anos seja favorável.

O vídeo abriu a live da terça e, em diálogo mais informal, os diretores compartilharam as expectativas e também esclareceram as dúvidas dos colaboradores com relação ao planejamento estratégico.

A gerente de Controladoria, Daniela Prestes, responsável pelas equipes que encabeçam a estruturação do planejamento estratégico junto à diretoria e os demais gestores, explicou aos participantes que o planejamento funciona como um guia para auxiliar numa tomada de decisão em direção ao crescimento.

“Traçar com clareza aquilo que a gente quer sempre é necessário. Sempre vão existir incertezas no meio do caminho ou algo que nos desvie dos planos iniciais. Sem uma diretriz clara, é muito fácil se perder no meio do caminho. Planejamento e execução andam juntos. Nós temos um papel no desdobramento das ações em cada área, em casa atividade desempenhada. No ditado ‘escreve-se certo por linhas tortas’, especialmente a pandemia foi a linha torta que chegou pra gente, mas ter um excelente planejamento estratégico é a forma mais inteligente de escrevermos certo por essa linha”.

 

Conversa com a diretoria

Eduardo Bacila de Sousa, diretor-presidente, iniciou a conversa relacionando a importância do planejamento com o momento atual da pandemia. “Nós só estamos conseguindo enfrentar esse momento crítico porque, lá atrás, nós pensamos no futuro. Não podíamos prever a pandemia, claro, mas situações adversas que não estão sob nosso controle sempre estão sujeitas a acontecer e isso sempre esteve no nosso radar: a forma organizada de lidar com situações críticas e que não nos desestruturem em vários aspectos”.

Com relação à importância dos engajamentos individuais e das equipes, Rafael Francisco dos Santos, diretor Administrativo, abordou as ações do presente que darão resultados no futuro. “Tudo q a gente construiu, planejou, a dedicação, a cooperação, o calor humano, a entrega e o jeito de cuidar é que vão ficar na nossa história. Estamos lutando para salvar milhares de vidas e tentando transformar a cooperativa numa gigante do setor. Todos nós trabalhamos nessa cadeia, todos nós fazemos parte de uma engrenagem. Não podemos deixar de agir agora pra garantir tudo isso. Temos q agir agora para construir e atingir o futuro que a gente almeja, não podemos deixar escapar essa chance. Vamos planejar e executar o futuro juntos”.

Os desafios a serem enfrentados nos próximos anos foi o assunto abordado pelo diretor Financeiro, Anderson Ghirotti Brega, que reforçou a relevância dos valores da cooperativa para atravessar os possíveis obstáculos. “A gente deve se lembrar de qual o maior proposito da nossa Unimed, que é cuidar das pessoas com qualidade e excelência. Temos enfrentado esse desafio diariamente. E, vamos atravessá-lo com empatia, engajamento, integridade e foco nos nossos clientes. Quando praticamos esses valores, a gente chega ao resultado, sendo sustentáveis, competitivos e garantindo a satisfação dos nossos públicos”.

O segmento de saúde suplementar também foi pauta na live e a diretora de Mercado e Desenvolvimento, Michele Cação Ribeiro, comentou sobre algumas tendências que irão impactar o futuro do mercado. “Muita coisa foi acelerada pela pandemia e isso vai persistir lá na frente. O beneficiário estará muito mais focado em saúde e medicina preventiva. A tecnologia, integração de informações e a gestão coordenada de cuidados vai ser o ponto forte do futuro da saúde. E o nosso diferencial vai ser o jeito de cuidar Unimed”.

A live ficará disponível na plataforma de comunicação interna da cooperativa, acessível aos colaboradores que não puderam participar da transmissão ao vivo. Além disso, poderá preencher um formulário e responder às perguntas sobre o planejamento estratégico para concorrer a um sorteio de brindes.