Unimed Ponta Grossa lança programa em libras para os beneficiários surdos

Os vídeos estão disponíveis no YouTube da Unimed Ponta Grossa
Texto: Bruna de Proença Kosmenko
Design: Diego Barbosa
        07 de junho, 2022

A Unimed Ponta Grossa conta com mais de 82 mil beneficiários, distribuídos na cidade e em toda a área de ação da cooperativa, e a fim de reduzir os ruídos da comunicação foi desenhado um projeto de inclusão a longo prazo. Nomeado Unimed em Libras, o programa contribui com a inclusão de um diálogo eficiente para suprir quaisquer falhas entre a Unimed PG e o beneficiário.

O programa consiste em vídeos com temas pré-determinados pelas perguntas frequentes no Sistema de Atendimento ao Cliente da cooperativa (SAC). Com o objetivo de informar, valorizar e incentivar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), que é a língua materna dos surdos no país e a segunda língua dos brasileiros, os vídeos respondendo às dúvidas sobre o plano de saúde têm início em junho e, em seguida, se estenderão em vídeos institucionais e operacionais.

Em 2015, a Organização Mundial da Saúde (OMS) diagnosticou 28 milhões de pessoas com surdez no Brasil. O percentual equivale a 14% da população brasileira. Para especialistas, a alta é decorrente do aumento da expectativa de vida. Apesar das legendas sempre serem utilizadas para ajudar na compreensão dos conteúdos produzidos pela Unimed Ponta Grossa, elas não contemplam toda a comunidade surda, visto que muitos surdos não são alfabetizados.

De forma geral, o programa Unimed em Libras (disponível em: youtube.com.br/unimedpg) busca quebrar a barreira de acessibilidade comunicacional para os surdos e tem como maior preocupação a falta de informação e, consequentemente, falta de acesso à saúde que a comunidade pode estar condicionada a encarar.