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As origens do Setembro Amarelo

Você sabe como surgiu o Setembro Amarelo, como se deu a escolha de data, cor e temática? Se não, vamos te contar agora.
Texto: Lucas Raniere
Design: Lucas Raniere
        08 de abril, 2021

Todo ano, o mês de setembro ganha uma cor especial e é tingido de amarelo, num movimento que busca valorizar os cuidados com a saúde mental e a prevenção ao suicídio. Diversas ações são tomadas para fortalecimento do tema, dando passos além do esforço natural do restante do ano, com a intenção de colocar o assunto em evidência. Mas você sabe como surgiu o Setembro Amarelo, como se deu a escolha de data, cor e temática? Se não, vamos te contar agora.

O Setembro Amarelo surgiu nos Estados Unidos quando, em 1994, o jovem Mike Emme, de apenas 17 anos, cometeu suicídio. Familiares e amigos do jovem não perceberam que o garoto passava por problemas psicológicos e por isso não houve o acompanhamento necessário para a situação e que ele se encontrava.

Mas qual a relação do mês de setembro e a cor amarela com o caso de Mike? Bem. O garoto tinha muitas habilidades e restaurou automóvel Mustang 68, ao qual pintou de amarelo, o que rendeu a ele o apelido de “Mustang Mike”.

Com a tragédia de sua morte, muitas pessoas deixaram cartões decorados com fitas na cor amarela em seu velório, para fazer alusão ao carro que virou sua marca registrada. Nos cartões, lia-se a mensagem “Se você precisar, peça ajuda”.

Tal atitude iniciou um movimento de prevenção ao suicídio, visto que esses cartões passaram a chegar nas mãos de pessoas que necessitavam de apoio. Foi daí que o laço amarelo passou a ser adotado como símbolo da luta contra o suicídio.

E foi em 2003, nove anos após a morte de Mike Emme, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção do Suicídio. Doze anos depois, em 2015, a campanha Setembro Amarelo foi criada no Brasil, num esforço em conjunto do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), associando cor e data para todo um mês voltado para ações preventivas ao suicídio.

A partir daí, também se tornou comum diversos pontos importantes do país, como o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional e o Palácio do Itamaraty (DF), o Elevador Lacerda (BA) e estádios de futebol por todo território nacional, serem iluminados com a cor da campanha, o amarelo.

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