Atendimento Domiciliar

É um serviço indicado para pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas de sair do espaço da casa para chegar até uma unidade de saúde, ou ainda para pessoas que estejam em situações nas quais a atenção domiciliar é a mais indicada para o seu tratamento.

A atenção domiciliar visa proporcionar ao paciente cuidados de profissionais de saúde, de acordo com a indicação médica, sem deixar de estar próximo da rotina da família, diminuindo o risco de infecções, aumentando a qualidade de vida, além de estar no aconchego do lar.

Sobre o Serviço

Assistência domiciliar: assistência centrada no cuidador orientada pela equipe de Atenção Domiciliar.

  • Capacitação e orientação ao cuidador;
  • Tratamentos parenterais ou reabilitação em afecções agudas ou crônicas agudizadas;
  • Acompanhamento clínico;
  • Cuidado multiprofissional na situação de procedimentos mais complexos, uso de equipamentos;
  • A abrangência de cobertura do Serviço de Atendimento Domiciliar é nos municípios de Presidente Prudente e Álvares Machado.

Atividades que fazem parte da rotina do cuidador contratado pela família:

  • Atuar como elo entre a pessoa cuidada, a família e a equipe de saúde;
  • Escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada;
  • Ajudar nos cuidados de higiene;
  • Estimular e ajudar na alimentação;
  • Ajudar na locomoção e atividades físicas, tais como andar, tomar sol e exercícios físicos;
  • Estimular atividades de lazer e ocupacionais;
  • Realizar mudanças de posição na cama e na cadeira, e massagens de conforto;
  • Administrar as medicações orais, conforme a prescrição e orientação da equipe de saúde;
  • Comunicar à equipe as mudanças no estado de saúde da pessoa cuidada;
  • Outras situações que se fizerem necessárias para a melhoria da qualidade de vida e recuperação da saúde dessa pessoa.

Procedimentos para Adesão

  • Para aderir ao programa, o médico cooperado do paciente deve solicitar avaliação por meio do Formulário de Referência e Contrarreferência;
  • Encaminhar por e-mail ao Atendimento Domiciliar: coordenacao.domiciliar@unimedprudente.com.br;
  • A Unimed entrará em contato com o médico solicitante ou familiar /cuidador, caso necessário;
  • Haverá visita ao domicílio para verificar infraestrutura, quando necessário;
  • Após avaliação, o Atendimento Domiciliar retornará a solicitação através do formulário de contrarreferência, para que o médico solicitante possa orientar o paciente quanto ao seu ingresso na atenção domiciliar, ou seu referenciamento para outro ponto de atenção que melhor contemple seu estado de saúde/doença.

Demanda espontânea

O cliente ou responsável pode entrar em contato com a Central de Atendimento (18) 2101-8311 ou Setor de Atendimento na Rua Walter Faria Mota, 310 - Jardim Bongiovani, solicitando uma avaliação.

Ao beneficiário em Atendimento Domiciliar, acometido de intercorrências agudas, será garantido atendimento, transporte e retaguarda para as unidades assistenciais de funcionamento 24horas/dia, previamente definidas como referência para o beneficiário.

Termo de Consentimento Esclarecido e Informado

É importante que a família esteja ciente do processo de cuidar da pessoa assistida, comprometendo-se junto com a equipe na realização das atividades a serem desenvolvidas. É necessária a formalização da assinatura do termo de consentimento informado por parte da família e/ou do beneficiário (se consciente) ou de seu representante legal.

Regras de Utilização

Tempo de Permanência na Assistência Domiciliar

Até 15 dias.

Critérios de Elegibilidade

Estabilidade clínica (Resolução CFM nº 1668/2003).
Acamado com alto grau de dependência e limitação funcional que não tenham condições de deslocar para Unidade de Saúde.

Critérios de Inclusão

  • Ser beneficiário da Unimed de Presidente Prudente e estar adimplente com o plano;
  • Ter indicação necessariamente do médico cooperado ou médico da Rede de Cuidados Continuados;
  • Presença de CUIDADOR formal ou informal;
  • Presença de responsável;
  • Concordância do paciente/responsável do Plano de Atendimento Domiciliar e regras do Serviço de Atendimento Domiciliar;
  • Domicilio ter condições mínimas de segurança e higiene.

Critérios de Desligamento

  • Ausência de CUIDADOR;
  • Família não colaborativa;
  • Não cumprimento das orientações do médico e da equipe do Atendimento Domiciliar;
  • Internação hospitalar;
  • Transferência de residência para fora da área de abrangência;
  • Exclusão ou cancelamento do plano de saúde;
  • Agressão verbal, física e moral da equipe;
  • O beneficiário poderá abandonar o Programa a qualquer momento, sem qualquer prejuízo para ele ou seus familiares, excetuando-se os prejuízos naturais decorrentes da descompensarão do seu quadro clínico.


Critérios de Alta

  • Melhora do quadro clínico.
  • Alcance de condições clínicas, que permita que o beneficiário tenha acesso à rede de atenção à saúde;
  • Alta administrativa;
  • Alta médica;
  • Cura;
  • Transferência de residência para fora da área de abrangência;
  • Melhora da autonomia e capacidade de autocuidado;
  • Internação hospitalar;
  • Óbito.

Contato Atendimento Domiciliar