Antes de realizar qualquer procedimento com médico particular, você deve consultar suas condições contratuais ou falar com a gente para confirmar se você tem direito ou não ao reembolso.

Consultas, exames, terapias e procedimentos realizados de forma particular, por decisão própria, são de responsabilidade do beneficiário e não dão direito a reembolso, exceto em alguns casos, quando as condições de reembolso são aplicáveis*.

*Beneficiários que possuem a opção Livre Escolha no plano têm direito a reembolso de consultas e procedimentos, conforme condições contratuais.

Caso tenha direito, confira o passo a passo de como solicitar seu reembolso:

  1. Acesse o Canal do Beneficiário clicando aqui ou no botão “Login” no menu superior do site.
  2. Faça login com os seus dados e senha. Você pode usar seu CPF ou número da sua carteirinha.
  3. Na página seguinte, procure por Solicitação de Reembolso e clique no botão “Acesse aqui”.
  4. Na página de reembolso, você vai encontrar três opções de reembolso: Consulta/Terapia, Exame e Cirurgia. Clique na opção que deseja para continuar.
  5. Em seguida, você deve preencher o formulário e anexar todos os documentos necessários. Confira a documentação, pois se faltar algum arquivo seu pedido não será processado.
  6. Agora é só enviar e aguardar! Você receberá em seu e-mail cadastrado conosco todos os status do seu pedido ou também pode conferir pelo app Unimed Cliente, disponível para Android e iOS.

Qual a documentação necessária para solicitar reembolso?

Documentos gerais necessários para todos os procedimentos:

  • Número da carteirinha do plano.
  • Cópia da carteirinha Unimed-Rio do titular do plano.
  • Cópia do CPF do titular do plano.
  • Número da autorização.
  • Documento comprobatório do Representante Legal, caso o titular esteja impossibilitado de receber o reembolso, ou seja, menor de idade.
  • Documento com os dados bancários do titular do plano ou representante legal (Ex.: cartão de banco, extrato bancário ou cheque).
  • Comprovante de pagamento do serviço (Ex.: comprovante do Pix, comprovante de transferência bancária, boleta do cartão de crédito/débito, entre outros).

Caso o pagamento tenha sido realizado em espécie, o prestador de serviços deve atestar no recibo ou NFe que recebeu, carimbar e assinar juntamente com a Declaração de Desembolso assinada conforme modelo anexo que você acessa clicando aqui.

Necessário ambas declarações: do prestador e do beneficiário para caso de pagamento em espécie.

*Para pagamentos realizados através de cheque será necessário como comprovante a compensação.

Os documentos fiscais ou recibos precisam conter as seguintes informações:
  • Nome completo do responsável que pagou pelo serviço
  • CPF do responsável que pagou pelo serviço
  • Nome completo do paciente e CPF
  • Serviço prestado com código TUSS.
  • Carimbo do médico com Nome, CPF, conselho profissional e especialidade.
  • Data do(s) atendimento(s)
  • Data da emissão
Obs. Documentos ilegíveis e com pendência de dados não serão analisados.
Documentos extras necessários para casos de Terapias:
  • Cópia do pedido médico com indicação clínica para o tratamento (CID).
  • Para tratamentos seriados, será preciso apresentar mensalmente um relatório do médico ou do terapeuta com a justificativa da continuidade e evolução do paciente.
Documentos extras necessários para casos de Exames:
  • Pedido médico com indicação clínica.
Documentos extras necessários para casos de Internação:
  • Cópia da descrição cirúrgica
  • Cópia da ficha anestésica
  • Cópia do relatório pós cirúrgico descrevendo os procedimentos realizados.
  • Relatório/Pedido médico com as seguintes informações:
    • Nome completo do paciente.
    • Descrição dos procedimentos realizados com o código TUSS
    • Carimbo e assinatura do profissional que realizou o procedimento, com CRM (quando médico) ou número do Conselho Regional Profissional correspondente, CPF e especialidade médica ou profissão

Informações Importantes:

Para conseguirmos processar a sua solicitação e acompanhar o status do pedido, mantenha seus dados para contato atualizados.
  • O pagamento do reembolso será realizado ao beneficiário ou representante legal devidamente comprovado, através de transferência para Conta Corrente ou poupança.
  • Os documentos devem estar desmembrados e detalhados por procedimento/código, de acordo com cada profissional que prestou o serviço. Isso inclui o recibo do anestesista, do primeiro auxiliar, do segundo auxiliar e do instrumentador, caso façam parte do procedimento realizado.

Atenção! Se algum dos documentos mencionados acima estiver faltando, isso pode gerar uma pendência na documentação e afetar o prazo para concluir seu pedido de reembolso. É importante garantir que todos os documentos recebidos sejam fornecidos de forma completa e legível, a fim de evitar pendências e atrasos e no processo.