https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Tratamentos pela Técnica, Método e Abordagem exigem adequações para garantir a qualidade e o acolhimento especial aos pacientes

        01 de setembro, 2022
A Unimed SC acompanha as transformações e os desafios constantes da assistência à saúde, visando sempre manter a qualidade do atendimento aos seus beneficiários, diante de suas inúmeras necessidades e em todos os momentos de suas vidas. Um dos serviços prestados de maneira diferenciada pela Unimed se destina aos pacientes que utilizam de tratamento pela Técnica, Método e Abordagem (TMA), por meio de terapias especializadas, demandadas pelos seus médicos assistentes.    

Atualmente, essas terapias vêm crescendo de maneira exponencial, visando ao completo atendimento, a busca da qualidade de vida e a autonomia desses pacientes. A Unimed está atenta à inserção desses procedimentos, assim como às normativas da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), reafirmando a cada dia o seu compromisso com os clientes, assim como a parceria na jornada do cuidado, em toda a sua diversidade. 

Assim, como forma de garantir o acolhimento diferenciado e especial aos pacientes em tratamento para TMA, a Unimed SC informa que foi necessário adequar os valores pagos à rede credenciada para o desenvolvimento destas terapias.

A mudança acontece para garantir a isonomia e o atendimento pela Técnica, Método e Abordagem (TMA), prescrito pelo médico assistente aos beneficiários, após a decisão da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) em retirar o fator regulador das Diretrizes de Utilização (DUTs), que até então era adotado na cobertura dos planos de saúde.

Esta ação também foi adotada como forma de atender ao grande crescimento da demanda destes procedimentos e refletirá no valor pago a título de coparticipação, de acordo com a nova realidade de mercado.   

A adequação aqui noticiada incidirá sobre o valor de referência de coparticipação para as Técnicas, Métodos e Abordagens diferenciadas para fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia, previstas no rol de procedimentos da ANS, tais como:
  • ABA
  • Método Bobath
  • Denver
  • PECS 
  • Cuevas
  • Medek Exercises
  • Teacch

Os novos valores passam a ser vigentes a partir de 01 de setembro de 2022 e não são retroativos. 

A Unimed SC está à disposição para o esclarecimento de dúvidas e mais orientações sobre essa adequação, por meio do telefone 0800 645 0550.