Notícias

Voltar Saúde

Saúde

Aos bebês prematuros, com carinho.
        04 de dezembro, 2021

Cerca de 15 milhões de bebês nascem prematuros por ano, no mundo todo, o que significa que um bebê em cada 10 nasce prematuro, e este número está aumentando. Na Europa, o nascimento antecipado é uma das principais causas de mortalidade neonatal, e responsável por mais da metade das mortes na infância.

 

No Brasil, a taxa de nascimento de prematuros é de 11,5%, de acordo com dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Organização Mundial de Saúde (OMS). Estamos no 10o lugar no ranking da prematuridade, atrás da Índia, China, Nigéria e Paquistão, segundo estudo da ONG March of Dimes.

 

Os prematuros podem enfrentar incapacidades para toda a vida e apresentam maior risco de desenvolver problemas de aprendizagem e comportamentais. O rol de insuficiências inclui deficiências motoras, problemas visuais e auditivos, infecções respiratórias e doenças renais crônicas, moléstias cardiovasculares e até diabetes. 

 

JEITO DE CUIDAR           

Felizmente, o avanço da tecnologia e do conhecimento na Medicina aumentou as chances de sobrevivência dos bebês prematuros, após o parto.

 

Mesmo assim, tratando-se de bebês que nasceram antes de 37 semanas, necessitam de um olhar mais atento, não só pela fragilidade dos órgãos e pelas doenças específicas da prematuridade, mas também pelo fato de crescerem e se desenvolverem de forma diferente daqueles nascidos no tempo ideal, chamados de “bebês a termo”.

 

Pensando no cuidado que esses pequenos heróis precisam, a Unimed Santos criou o Ambulatório de Prematuros, focado em bebês que nasceram com menos de 37 semanas e que necessitam de um seguimento especializado, após a alta hospitalar, para melhor acompanhamento do seu crescimento e desenvolvimento. 

 

É o Jeito de Cuidar Unimed, agora proporcionando um modelo de assistência que começa com o olhar cuidadoso de médico neonatologista e inclui cuidados multiprofissionais, ampliando as condições de a criança seguir sua vida com qualidade.

 

Em conjunto com o pediatra da família, aproveitando a infraestrutura proporcionada pela Unimed Santos, após a consulta no Ambulatório de Prematuros, a criança poderá realizar exames de imagem e laboratoriais no Centro Médico. Se necessário, terá à disposição acompanhamento em fonoaudiologia, fisioterapia, terapia ocupacional, psicologia e outras especialidades fornecidas pela instituição.  

 

CAUSAS

 

A maioria dos partos prematuros ocorre sem motivo aparente, ou seja, “espontaneamente”, porém, são mais prováveis em casos de gemelaridade e em mulheres que já passaram por um parto prematuro ou por tratamentos reprodutivos ou de fertilização in vitro, devido à associação com a presença simultânea de dois ou mais conceptos.

Também são causas de partos prematuros as infecções de urina ou do útero, alterações da estrutura do útero, diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e distúrbios de coagulação.

 

A prematuridade pode, ainda, estar relacionada a algumas anomalias congênitas do bebê e a gestações muito próximas, com menos de 6 a 9 meses de intervalo.

 

A falta de pré-natal ou a sua realização tardia aumentam a lista de fatores relacionadas à prematuridade, assim como vícios maternos ligados ao tabagismo, ao etilismo e às drogas ilícitas, além de estresse. Genética e idade inferior a 17 anos ou acima de 35 anos também podem provocar os nascimentos pré-termo.

 

PREVENÇÃO

 

Adotar algumas medidas simples pode diminuir o risco de parto prematuro. Os cuidados incluem realizar pré-natal no tempo certo e de forma adequada, executar um planejamento familiar e evitar vícios e hábitos, entre o uso de cigarros e álcool.

 

Atenção, também, em manter dieta equilibrada, evitando obesidade ou baixo peso, e praticar atividades físicas. É preciso fazer uso adequado das medicações receitadas pelo obstetra e evitar se automedicar. Toda atenção em casos de sangramentos, líquidos e secreções vaginais.

 

Ainda que novembro tenha passado, importa ressaltar que ele é o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade, o chamado Novembro Roxo, relacionado à cor que simboliza sensibilidade, individualidade e transformação.

 

Há um mês específico, mas todo dia é dia de chamar a atenção quanto ao aumento dos partos prematuros e como preveni-los, e manter a família e a sociedade informados sobre as consequências do nascimento antecipado ao bebe^. 

 

 

Dra. Gabriela Alves Loyo, cooperada Unimed Santos, é pediatra pela Sociedade Brasileira de Pediatria e neonatologista pelo Instituto da Criança.

Não há configuração de filtros.