Notícias

Voltar Saúde na dose certa

Saúde na dose certa

O ano de 2022 chega anunciando que a Unimed Santos completará 55 anos de atividades, o que muito nos alegra, e de maneira especial, porque o cooperativismo de trabalho médico nasceu em Santos, no contexto dos “anos rebeldes”. Nos emblemáticos anos da década de 1960, o mundo se apresentava de forma revolucionária.
        28 de dezembro, 2021

A Unimed Santos, nascida do desejo de transformação, contribui para construir um contexto social que merece ser revisitado.

Os dias eram intensos e agitados. Contestação era a marca da juventude. Hippies proclamavam ideais pacifistas, um mundo mais espiritualizado e sem dogmas, sob o contexto da guerra fria.

Ganham repercussão o feminismo e movimentos civis em defesa de grupos em situação de desvantagem social. A minissaia torna-se símbolo da resistência e da quebra de padrões. Jeans, cabelos longos, não-violência, liberdade, combate ao consumismo e autenticidade são traduções do momento.

Beatles mundo afora e, por aqui, o arrastão da MPB, tropicalismo e Jovem Guarda.

Uma década cunhada por fatos marcantes. A pílula anticoncepcional é lançada. O laser é descoberto. Yuri Gagarin desafia o espaço. Neil Armstrong pisa na lua.

PIONEIRISMO

Vencendo crenças, ocorre o primeiro revolucionário transplante cardíaco: o coração de alguém que perdeu a vida, palpita no peito de outro ser humano, na África.

Em terras brasileiras, a história ganhava as marcas da repressão e da censura.

No cenário avesso à mobilização social e à contestação de modelos, um grupo de médicos, em Santos, decidiu se unir em uma cooperativa de trabalho, para prestar serviços de saúde, sem intermediários. O propósito era combater o avanço da mercantilização da medicina, preservando a saúde como direito e rejeitando sua transformação em fonte de lucro.

Assim nasceu a Unimed Santos, pioneira no cooperativismo de trabalho médico, fruto do ideário e da ousadia de médicos, movidos pelo sonho de trabalhar em defesa da saúde.

A cidade de Santos, da caridade e da liberdade, é terra natal de José Bonifácio de Andrade e Silva, pensador social, abolicionista, republicano, Patriarca da Independência. É terra de Bartolomeu Lourenço de Gusmão, o Padre Voador. Aqui nasceu Martins Fontes, poeta maior do seu tempo e, principalmente, médico comprometido com a defesa da saúde social. Estas terras foram o berço de Vicente de Carvalho, de seus poemas e canções.

Em Santos, nasceu a vanguardismo de Patrícia Galvão e a ousadia de Plínio Marcos. A partir de Santos, dribles de Pelé encantaram o mundo.

Na cidade de tradição libertária, o 18 de dezembro de 1967 marca a fundação da Unimed Santos.

 

AVANÇO

A colheita vem para quem semeia. A Unimed Santos multiplicou seu ideal Brasil afora e originou o Sistema Unimed, maior complexo de cooperativas de saúde do mundo e mais importante iniciativa não-governamental no campo da assistência médico-hospitalar, no Brasil.

Somos 118 mil médicos, cuidando de 18 milhões de beneficiários. Geramos 134 mil empregos diretos.

Com muita coragem, determinação, resiliência e dedicação intensa, as linhas do tempo da Unimed Santos e do Sistema Unimed foram sendo recheadas de conquistas.

         Crescemos porque nos preparamos para fazer o melhor pela saúde. Conquistamos credibilidade e relevância. Temos um Jeito de Cuidar especial. As ações são pensadas para valorizar o maior de todos os patrimônios: a vida.

         Por isso, para além da nossa razão de ser, estamos de mãos dadas com a comunidade, no esporte, em projetos de alcance social, no apoio a quem mais precisa e incentivando: Mude1 Hábito.

A história da Unimed Santos é constituída de grandes pessoas, que fizeram a diferença no passado e fazem a diferença hoje. Entre elas, estão o médico cooperado, o cliente, o colaborador e o prestador de serviço, que reconhecemos como protagonistas nesta construção.

ANO 55

O sentimento é de gratidão. Com o idealismo e a fibra de muitos, escrevemos uma história de vitórias e superações, que tem o Centro Médico Unimed Santos como seu maior símbolo, na região da Baixada Santista. Os desafios são contínuos e a consciência da responsabilidade só aumenta.

Ousadia e protagonismo continuam em nossa essência. Por isso, o mais sensacional é o que planejamos construir daqui para a frente.  

O ano de 2022 chega anunciando que a Unimed Santos completará 55 anos, o que muito nos alegra e, principalmente, nos anima a fazer muito mais. Olhos no futuro, inovação e valores, como alicerces para honrar a dignificante trajetória da primeira cooperativa de trabalho na área da medicina do País e das Américas.


 

 

Dr. Claudino Guerra Zenaide, cirurgião ortopédico, é presidente da Unimed Santos e da Unimed Sudeste Paulista - Federação Infrafederativa, e membro do Conselho Interfederativo da Unimed do Brasil.

Não há configuração de filtros.