Notícias

Voltar Coral da Unimed supera desafios e realiza quarta apresentação virtual

Coral da Unimed supera desafios e realiza quarta apresentação virtual

        09 de novembro, 2020

A pandemia trouxe mudanças e limitações vencidas pelas 29 mulheres atendidas pelo Núcleo de Saúde Integral, beneficiárias ou não da Unimed São João del Rei, que participaram do quarto desafio proposto pelo regente Carlos Eduardo Assis Camarano. O vídeo foi preparado durante o mês de outubro e veiculado no dia 2 de novembro.

A apresentação, uma homenagem as mais de 160 mil vítimas da pandemia da Covid-19, trouxe a interpretação do Pai Nosso, de Albert Malotte, com participação dos corais da Unimed, Da boca pra fora e Doce Melodia Aposvale BH.

Superação expressa em desafios que não se resumem apenas naqueles impostos pelo contexto atual, o qual virtualizou até as relações familiares, mesmo com todas as dificuldades de acessibilidade. Porém, eles são vencidos pelo encontro de vozes afinadas que interpretam canções conhecidas em todos os âmbitos.

Os ensaios acontecem semanalmente e as apresentações são preparadas em forma de desafio, que aumenta o nível de dificuldade de execução a cada novo trabalho. Além dessa última, foram realizadas outras três interpretações. Uma delas foi da obra Pátria Minas, de Marcus Viana, e a outra foi Sabiá, do compositor sanjoanense Osvaldo de Paula.

Na penúltima apresentação, o grupo optou por fazer uma mistura das canções Trenzinho Caipira, de Heitor Villa-Lobos, com a letra do Ferreira Gullar; Desenredo, Dori Caymmi e Paulo César Pinheiro; e Baião Barroco, do compositor mineiro Juarez Moreira.

Os vídeos estão disponíveis no canal de Carlos Eduardo no Youtube (Kadu Assis); no Instagram (kaduascam); e no Facebook (carloseduardo.assis.7). Ao todo, as apresentações já somam milhares de visualizações. Além de regente, Carlos é professor do Conservatório Estadual.

 

Mudança de perspectiva

No início da pandemia, Ana Lúcia Chaves, que é viúva, falava com os filhos por telefone ou quando vinham à porta de sua casa para vê-la. Ela relata que o surto da Covid-19 e a necessidade em ficar em distanciamento social trouxe ansiedade, o que lhe causou taquicardia e insônia. “Senti muita falta da convivência com minha família, meus amigos. Embora more sozinha, gosto de sair, encontrar com as pessoas”, afirma Ana Lúcia.  

Mas este cenário mudou quando a integrante do Coral da Unimed voltou a ter ensaios na modalidade virtual, junto às demais participantes. “O coral é uma das atividades que faço e sinto muito prazer em realizá-la. Neste período tão difícil de isolamento, o coral tem sido ainda mais importante, pois inovou e tem sido uma ocupação, uma terapia”, defende. “O Carlos [regente] tem um excelente repertório e nos desafia nesse período a vencer muitas limitações, ao nos propor a gravação de vídeos”.

As mudanças positivas trazidas pelo retorno das atividades foram visíveis para o professor Carlos Eduardo, carinhosamente chamado de Kadu. “Para elas, sinto que teve um ganho muito grande na saúde emocional, no psicólogo. Porque [com os ensaios] não se sentiam totalmente isoladas por estarem ali, mesmo que de forma virtual, e terem a possibilidade de se encontrarem. Além disso, melhoraram a autoestima, ao se sentirem ativas e poderem exercer uma atividade”, explica.

 

Projeto Coral Unimed

O projeto surgiu em 2011, como forma de apresentar uma nova possibilidade de vida para essas mulheres. O objetivo é proporcionar a melhoria do humor, reduzir o estresse e a agitação, de forma a promover interações sociais positivas, melhoria da coordenação motora e da cognição.

De acordo com a coordenadora técnica do Núcleo de Saúde Integral, Christiane Fernandes, “existem vários estudos que apontam para a potencial da música enquanto aglutinadora de pessoas e minimizadora dos problemas causados pela solidão, causada pela mudança na rotina com a diminuição de atividades na vida de idosos”, argumenta.