Notícias


Covid, gripe e pneumonia: saiba identificar e se proteger

        14 de janeiro, 2022

Entramos em 2022 em pleno combate contra a pandemia de covid-19. Alcançamos vitórias, nos últimos meses, mas estamos longe de poder relaxar nas medidas preventivas.

O avanço no programa de imunização tem se mostrado extremamente positivo para a saúde da população brasileira. Por outro lado, precisamos lidar com a ômicron, mais uma variante do novo coronavírus.

Casos atípicos de pneumonia e o subtipo H3N2 do vírus influenza também são motivos de preocupação para as autoridades da Saúde e a comunidade em geral.

Diante desse quadro, é preciso agir com tranquilidade. Para isso, é fundamental estar bem informado, buscar orientações de fontes confiáveis.

Confira, a seguir, como identificar infecções respiratórias virais. E, em especial, quais são as medidas que devem ser adotadas para proteger você e as pessoas ao seu redor.

Gripe H3N2 e covid-19: quais são os sintomas.

O subtipo H3N2 Darwin do vírus influenza vem provocando surtos de gripe em diferentes regiões do Brasil. Há dois principais motivos para esse quadro: baixa adesão à vacina da gripe e relaxamento das medidas preventivas contra a covid-19.

A infecção causada pelo H3N2 provoca sintomas respiratórios clássicos de gripe. Ela é mais perigosa em crianças com menos de cinco anos de idade, idosos e pessoas portadoras de comorbidades.

A doença causada pelo H3N2 é popularmente chamada de nova gripe. Seus sintomas mais comuns são bem conhecidos:

  • Congestão nasal;
  • Coriza;
  • Dores de cabeça, garganta e no corpo;
  • Febre;
  • Fraqueza;
  • Tosse.

O detalhe é que ainda vivemos a pandemia de covid-19 que, conforme critérios médicos, provoca sintomas parecidos com os da gripe.

Por isso, é importante que você consulte um médico, logo no primeiro dia dos sintomas. Siga suas orientações e faça os exames solicitados, para identificar o vírus causador da doença.

Assim, você saberá qual é o tratamento correto. Que, inclusive, contribuirá para evitar complicações, como pneumonia.

Está com um ou mais sintomas? Busque atendimento por meio de consulta on-line. Assim, você evita ficar em filas ou aglomerações. Acesse: unimedcontraocoronavirus.com.br

Ao tomar conhecimento de seu estado, o médico saberá informar se, além desse primeiro cuidado, você precisará de atendimento presencial.

Como se proteger de infecções respiratórias virais.

Os cuidados para evitar o contágio e a transmissão de covid-19 e gripe H3N2 são os mesmos:

  • Usar máscara, cobrindo corretamente nariz e boca – este é um recurso supereficiente para evitar contaminações;
  • Higienizar as mãos sempre que necessário;
  • Não compartilhar objetos pessoais;
  • Respeitar o distanciamento social;
  • Evitar aglomerações;
  • Manter ambientes arejados;
  • Adotar a etiqueta respiratória.

Benefícios da vacinação contra covid-19 e gripe.

Outra medida eficaz para proteger sua saúde é a imunização. Atualmente, estão disponíveis vacinas contra a covid-19 e a gripe, que também auxiliam na prevenção de casos de pneumonia.

Então, não perca tempo. Vacine-se contra a covid-19 conforme as orientações das autoridades de saúde. E não deixe de se vacinar contra a gripe.

Segundo divulgado, a vacina específica contra H3N2 estará disponível no Brasil a partir de março de 2022. Porém, a vacina atualmente disponível pode e deve ser usada. Ela ajuda a proteger contra o novo subtipo de influenza.

Vá ao posto de saúde mais próximo e garanta sua proteção e também a de sua família.

Fontes:
agencia.fiocruz.br
bvsms.saude.gov.br
saude.abril.com.br

Categorias


Curta nossa página