Hepatites Virais: saiba mais sobre a doença - Unimed São Roque
Guia Médico
Aqui você encontra a rede nacional credenciada de Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Centro de Diagnósticos, além da relação de cerca de mil Médicos cooperados do sistema Unimed.
Voltar
Hepatites Virais: saiba mais sobre a doença
Hepatites Virais: saiba mais sobre a doença
06 de julho, 2022
O mês de julho abre seu calendário com a campanha Julho Amarelo, que retrata a importância à prevenção contra às hepatites virais.
A doença ocorre em decorrência a inflamação no fígado causada por diferentes tipos de vírus.
As consequências das hepatites A e B podem ser graves e desencadear em doenças como cirrose, câncer de todos os tipos e outras formas de hepatite que podem ser fatais.
Agora que você já conhece a doença, saiba mais informações relevantes como sintomas, transmissão e a prevenção contra as hepatites virais.
Conheça os sintomas das hepatites virais:
Os sintomas das hepatites virais são os principais sinais que pedem atenção e tratamento precoce. Os sintomas apresentados abaixo podem ocorrer no estágio mais avançado da doença. Saiba quais são:
Dor abdominal;
Febre;
Fezes esbranquiçadas
Fraqueza;
Náuseas;
Olhos e peles amareladas;
Perda de apetite;
Vômitos;
Urina escura.
Algumas pessoas não apresentam sintomas, o que torna a doença silenciosa. Este cenário pede atenção, principalmente devido a transmissão da doença.
Caso apresente alguns dos sintomas acima, procure seu especialista ou a Unidade de Saúde mais próxima.
Entenda as formas de transmissão das hepatites virais:
A forma mais comum do contágio da hepatite viral é via fecal-oral, mas a doença também pode ser transmitida por meio de água e alimentos contaminados.
Já a hepatite B, pode apresentar a transmissão por meio de relações sexuais desprotegidas, via injetável ou na gravidez de mãe para filho. A vacina para a hepatite B está disponível gratuitamente nas Unidades de Saúde.
O vírus da hepatite C também pode ser transmitido via relações sexuais desprotegidas, pelo uso de drogas injetáveis e materiais não esterilizados como alicates de unha, aparelhos de barbear, tatuagens, piercings e materiais odontológicos ou cirúrgicos.
No próximo tópico, saiba mais informações sobre as formas de prevenção.
Previna-se contra as hepatites virais:
A prevenção é a melhor maneira de se proteger contra as hepatites virais. As vacinas contra as hepatites B e C estão presentes no Calendário Nacional de Vacinação pelo Sistema Único de Saúde.
Mas a imunização não é a única forma de se proteger contra a doença. Previna-se com medidas simples como: