Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed,
sempre perto de você


Canais de Atendimento

A Unimed do Sudoeste conta com diversos canais para atender você. Entre em contato com a gente sempre que precisar.


Últimas notícias

Voltar Longevidade: Aprenda a Viver Mais e Melhor Com os Países Zona Azul

Longevidade: Aprenda a Viver Mais e Melhor Com os Países Zona Azul

        18 de novembro, 2024

Você precisa conhecer as chamadas "Zonas Azuis"!

Originalmente chamadas de "Blues Zones", esses são locais do planeta onde as pessoas vivem significativamente mais do que a média. Os moradores das Zonas Azuis têm muita facilidade, por exemplo, pra chegar aos 100 anos.

No ano de 2004, ao realizarem um estudo em Nuoro, na região italiana da Sardenha, pesquisadores agruparam aldeias que possuem alta longevidade, circulando-as em azul no mapa. Por isso, receberam esse nome.

Os lugares que formam as Zonas Azuis são: Península de Nicoya (Costa Rica), Sardenha (Itália) Okinawa (Japão), Os adventistas do sétimo dia de Loma Linda (EUA), Icaria (Grécia).

Apesar de muitas pessoas associarem essa longevidade à genética, estudos já afirmam que a genética influencia em apenas 20%, sendo os 80% relacionados à forma de conduzir a vida.

Apesar de não serem regiões próximas e também culturalmente distintas, existem fatores comuns que favorecem essa longevidade, como:

1- Alimentação rica em produtos frescos e vegetais

Uma das características das Zonas Azuis é a alimentação bastante saudável. As pessoas que vivem nessas regiões consomem, predominantemente, alimentos à base de plantas, como frutas, vegetais, grãos integrais e leguminosas. Além disso, eles fazem um consumo de proteína animal mais reduzido. A ingestão de proteínas animais é moderada e frequentemente proveniente de fontes como peixes.

2- Movimentar-se

E aqui não falamos sobre maratonas ou constantes idas à academia. Mas, os hábitos de caminhar quando precisam ir às compras, a passagem por íngremes montanhas na ida ao trabalho ou andadas em meio à natureza, hábito que consideram divertido.

3- Levam um ritmo de vida desacelerado

Eles estão, constantemente, procurando por soluções que ajudam a evitar ou reduzir o estresse, como meditações, sonecas, orações, e outras.

4- Utilizam a "regra dos 80%" na alimentação

Esse hábito consiste em comer até 80% da saciedade. O costume é baseado no fato de o cérebro levar cerca de 20 minutos para processar a saciedade, e assim, eles têm um maior controle contra o exagero.

5- Priorizar os laços familiares

Os moradores das Zonas Azuis mantêm fortes laços familiares e comunitários. O suporte social é fundamental para a saúde emocional e mental.

6- Consumo de álcool moderado

O consumo moderado de álcool é comum nas Zonas Azuis, especialmente na forma de vinho, que é apreciado socialmente.

7- Ter propósito de vida

Ter um claro propósito de vida pode elevar sua longevidade. Pessoas nas Zonas Azuis frequentemente têm uma razão para acordar todos os dias, seja cuidar da família, contribuir para a comunidade ou, até mesmo, seguir uma paixão.

8- Cuidar da espiritualidade

Em geral, pessoas que seguem alguma crença tendem a ter menos hábitos nocivos à saúde, assim como cuidam mais de si, e conquistam um maior autoconhecimento.

9- Cercar-se de pessoas certas

Você tem conexões que seguem hábitos saudáveis? Então, você também terá maior chances de seguir esse mesmo caminho, e assim vivem os moradores das Zonas Azuis.

Diante de todos esses hábitos, queremos que você analise: quais deles você já pratica? Esses hábitos são bastante benéficos e transformam sua vida.

Que tal começá-los hoje mesmo. Vamos juntos?

Importante saber!

Pesquisa de Satisfação do Beneficiário

IDSS

Reajuste agrupamento

Pool de Risco

Relatório de Gestão