Notícias

Voltar Unimed amplia telemonitoramento de pacientes crônicos

Unimed amplia telemonitoramento de pacientes crônicos

        15 de setembro, 2021

A Unimed Sudoeste de Minas ampliou as atividades de monitoramentode pacientes com doenças crônicas, como hipertensão arterial e diabetes. O serviço visa o acompanhamento e a orientação permitindo monitorar a condição de saúde e tendência de agravos, a partir da definição de critérios de risco.

De acordo com o médico de família e comunidade e coordenador médico do Núcleo de Atenção à Saúde, Gabriel Wobeto, muitos destes pacientes deixaram de fazer o acompanhamento preventivo devido às medidas de isolamento social na pandemia, especialmente de pacientes com comorbidades. “Para se resguardar de uma possível contaminação, estas pessoas passaram a não comparecer com a mesma frequência às consultas com seus médicos de referência”.

O telemonitoramento será realizado por um profissional de enfermagem, com periodicidade previamente definida, de acordo com as condições do beneficiário. “Consideramos ser uma ferramenta importante para avaliar se aquele beneficiário está com acesso às suas receitas de uso contínuo, está com boa adesão ao tratamento proposto e com os seus exames complementares em dia. Isso nos dará oportunidade de identificar aqueles que estão com maior risco de complicações e oferecer um direcionamento, seja encaminhamento ao médico assistente ou à equipe multidisciplinar do Núcleo, composta por psicólogos, nutricionista, fonoaudiólogas e fisioterapeutas.O foco é que o beneficiário sinta-se acolhido e cuidado”.


A técnica de enfermagem, Aline Luiza de Moraes Barbosa, é uma das responsáveis pelo monitoramento dos clientes com doenças crônicas