Notícias Unimed Sul Capixaba


https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Campanha #QueFiqueDito estimula a doação de órgãos por meio de declaração de vontade de ser um doador

Com o conceito “Crie coragem para dizer”, a campanha visa o debate e a sensibilização das famílias quanto à doação de órgãos
        23 de setembro, 2021

A Unimed Sul Capixaba se uniu à Unimed Federação Espirito Santo e às demais Unimeds do Espírito Santo na campanha #QueFiqueDito, que estimula a doação de órgãos entre os capixabas. Tendo como símbolo tatuagens autoadesivas que  reforçam a importância da declaração de vontade de ser um doador, a campanha acontece até o final de setembro, apresentando o conceito “Crie coragem para dizer”. As ações fazem referência ao Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado na próxima segunda-feira, 27. 

A iniciativa utiliza a tatuagem como um meio de iniciar o diálogo sobre a doação de órgãos. Com a curadoria da artista Maria Sanz, quatro profissionais capixabas foram selecionados para a criação das artes que apresentam a mensagem “Sou doador de órgão”, acompanhado da hashtag #quefiquedito: Cássio Magne, de Vitória; Otávio Guimarães, de Cachoeiro de Itapemirim; Salissia França, de São Mateus e Ariana Margoto, de Colatina. 

Uma parceria da Unimed Sul com o artista de tatuagem, Otávio Guimarães ainda promoverá o sorteio de uma tatuagem definitiva com um dos desenhos do artista. Para participar, basta seguir o perfil da Unimed Sul Capixaba (@unimedsulcapixaba) e o do Otávio Guimarães (@otavioguimaraess) no Instagram e marcar dois amigos na foto oficial da campanha publicada no perfil do artista. 

A campanha #QueFiqueDito busca criar um grande movimento potencializado pelas Redes Sociais para abordar um assunto que ainda é tabu, mas que precisa ser discutido nos círculos familiares: a doação de órgãos. A expectativa é de que as tatuagens autoadesivas sirvam de motivação para que as pessoas estampem o desejo de serem doadoras e, assim, as famílias sejam sensibilizadas à doação de órgãos. 

Sensibilização junto às famílias 

Segundo a coordenadora da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) da Unimed Sul Capixaba, Cristina Melo, a cooperativa já realiza um grande trabalho de sensibilização junto às famílias para a doação de órgãos. “Esse é um ato nobre que pode salvar muitas vidas, sendo esperança e oportunidades de recomeço para muitas pessoas”, destaca. 

A coordenadora do CIHDOTT acrescenta que a Unimed Sul Capixaba, em parceria com a equipe de Banco de Olhos de Vila Velha, realiza a captação de córnea e, atualmente, está buscando o credenciamento junto à Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) para a captação de múltiplos órgãos e para a realização de transplante intervivos. 

Apesar da taxa de notificação de potenciais doadores de órgãos ter aumentado 13% no primeiro semestre de 2021, a taxa de doadores efetivos caiu no mesmo percentual (13%). Segundo os dados da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO), divulgados em agosto, a queda se deve à perda de 24,9% na taxa de efetivação da doação.