Notícias Unimed Sul Capixaba


Com a pandemia o Hospital Unimed amplia sua estrutura

        01 de julho, 2020

Com o aumento progressivo dos casos de Covid-19 e a elevação do risco em diversos municípios do Sul do Espírito Santo, a disponibilidade de leitos para internação é uma das preocupações das instituições de Saúde. Em Cachoeiro de Itapemirim, a entrada em funcionamento do Hospital Unimed na Rodovia Cachoeiro x Safra ampliou o número de vagas, dando mais segurança aos clientes da operadora de plano de saúde e somando esforços ao Governo do Estado, à Prefeitura Municipal e aos hospitais filantrópicos para aumentar os atendimentos na região.

O diretor de Recursos Próprios da Unimed Sul Capixaba, Gediel Teixeira Xavier, ressalta que o novo hospital reforçou a estrutura para atendimento de pacientes de uma maneira geral, dando a atenção necessária para casos suspeitos e confirmados de Covid. “Além de ampliar o número de leitos, transferimos diversos serviços que funcionavam na unidade do Centro de Cachoeiro para o hospital na Rodovia Cachoeiro x Safra. E isso nos possibilitou concentrar a estrutura para atendimento de Covid numa ala reservada do Pronto Atendimento do Centro”, afirma.

O Pronto Atendimento conta com um Ambulatório de Síndrome Gripal e 28 leitos de internação para Covid-19. Os pacientes que têm o estado de saúde agravado pela doença são internados no novo Hospital Unimed, que conta com 20 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para Covid-19. De acordo com o diretor de Recursos Próprios, o gerenciamento das unidades permite a abertura de novas vagas de internação de acordo com o cenário da pandemia na região Sul e a necessidade para atendimentos aos clientes Unimed.

“Instituímos um comitê de enfrentamento à Covid-19, ainda no mês de março, e fizemos um planejamento minucioso, antecipando frentes como protocolos de atendimento, compra de medicamentos e EPIs, organização de estrutura física e equipamentos, qualificação de equipes, entre outras providências. Com isso, temos conseguido manter baixo o índice de mortalidade pela doença e um atendimento eficaz, seguro e de qualidade aos nossos clientes”, completa Gediel Teixeira.

Do início da pandemia até o dia 25 de junho, o hospital registrou 140 altas de pacientes suspeitos/confirmados de Covid-19. Já o índice de letalidade é de 0,9%, bem abaixo do valor registrado no Brasil.

O mais alto grau de atenção também é dado aos profissionais que atuam na linha de frente da pandemia. Além dos médicos cooperados, atualmente, são mais de 110 profissionais da equipe assistencial somente no atendimento de pacientes de Covid-19, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, maqueiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e psicólogos.

Para o presidente da Unimed Sul Capixaba, Leandro Baptista, são os profissionais da linha de frente que estão fazendo a diferença nos atendimentos de Covid-19, com plantões intensos e dedicação redobrada para oferecer uma assistência humanizada, segura e eficaz. Baptista, que é pneumologista, também está atuando na linha de frente, passando visita na enfermaria aos pacientes suspeitos e confirmados do novo coronavírus.

“Dispomos da infraestrutura adequada para dar a resposta no enfrentamento da pandemia, mas ela só traz resultados porque temos uma equipe médica e multiprofissional altamente qualificada, motivada e comprometida com o trabalho que realiza. São esses profissionais que buscamos valorizar todos os dias, oferecendo o melhor ambiente possível para realizarem seus trabalhos e salvar vidas”, enfatiza.

Clientes destacam atendimento

Vítima do novo coronavírus, Carlindebel Silva de Oliveira, de 40 anos, ficou dez dias internado na UTI do Hospital Unimed. “Comecei com um pigarro e tosse leve, seguidos de dor no corpo, e fui logo buscar atendimento médico, porque tive contato com um colega de trabalho infectado. Voltei para casa, mas tive uma piora. Depois, fiz o teste, que acusou positivo para a Covid-19 e uma tomografia, que apontou pneumonia”, conta Carlindebel, que é morador de Marataízes.

Ele se diz satisfeito com a assistência e a estrutura do novo hospital. “Tive um quadro severo da doença e ainda não estou 100%. Mas Deus foi bom comigo e recebi um atendimento de primeira linha. Isso fez a diferença. Fiquei satisfeito com os médicos, os profissionais de Enfermagem e com todo o atendimento que recebi na UTI”, afirma.

A professora aposentada Ivone Tirello dos Santos Campos, de 54 anos, moradora de Cachoeiro de Itapemirim, afirma que a assistência prestada pela Unimed Sul Capixaba foi crucial para salvar a vida do marido, Ruimar Conrado Campos, de 61 anos. Ele é paciente oncológico e procurou o Pronto Atendimento após apresentar um quadro forte de falta de ar, além de dor de cabeça e cansaço, no fim de maio. Foi internado imediatamente e os exames confirmaram estar com Covid-19.

Ela explicou que o marido permaneceu internado no hospital por 12 dias, necessitando de respirador, mas o tratamento evolui bem, não necessitando de UTI. “Só tenho a agradecer a equipe que cuidou dele. O atendimento de todos os profissionais nesse período, como médicos, fisioterapeuta, nutricionista e pessoal da Enfermagem, foi crucial para que ele vencesse a Covid”, elogia Ivone.

Segurança e estruturas modernas

Com o funcionamento do novo Hospital Unimed, a partir do dia 30 de março, a região Sul passou a ter à sua disposição umas das mais completas unidades de saúde do País. Projetada na concepção de Hospital Inteligente, ele é totalmente digitalizado e integrado com tecnologia, possui eficiência energética por meio de uma usina fotovoltaica e sistema ecológico com captação de água da chuva e de ares-condicionados, além de um sistema de tratamento de resíduos.

O Centro Cirúrgico dispõe de ambientes de grande, médio e pequeno porte, com sala de cirurgia inteligente com capacidade para transmissão de vídeo on-line dos procedimentos. No local, é possível realizar cirurgias de alta complexidade, como neurocirurgia, cirurgia cardíaca, hemodinâmica e novos procedimentos, como transplante renal. Há ainda um Centro de Material e Esterilização (CME) todo estruturado em fluxos e com equipamentos de última geração, e mobiliário planejado para melhorar a organização e a dinâmica durante os procedimentos.

A Unimed Diagnóstico, um dos grandes investimentos realizados junto com o novo hospital, possui os equipamentos de performance mais avançada do mercado, como tomografia computadorizada de corpo inteiro, raio-x, ultrassonografia digitalizada e mamografia totalmente digital. A mamografia é a única digital no Sul do Estado e reduz em até 93% o desconforto para a mulher durante o exame, enquanto aumenta a eficácia na descoberta do câncer de mama, com a possibilidade de imagens 3D.

A unidade também oferece serviços de ressonância magnética de alta potência, exames cardiológicos (eletrocardiograma, ecocardiograma, teste ergométrico) e exames endoscópicos (endoscopia, colonoscopia e broncoscopia). Outro novo serviço disponível no Hospital Unimed é o de hemodinâmica. O equipamento para realizar o procedimento foi o segundo instalado na América Latina e é único no País, sendo um dos mais modernos para realizar a intervenção não invasiva.

Os pacientes oncológicos também tiveram ampliados o escopo de atendimento e as especialidades, tendo disponíveis, além do atendimento oncológico e hematológico, consultas em Mastologia, Cirurgia Oncológica, Radiologia Intervencionista e Genética Médica, sendo as duas últimas inéditas e exclusivas na região Sul do Espírito Santo. De janeiro a maio, o número de atendimentos na Unimed Oncologia aumentou em 14%, inclusive com intervenções com técnicas de Neurologia Intervencionista.

“Neste momento desafiador do sistema de saúde devido à necessidade de mais leitos, o Hospital Unimed oferece ao cliente da região Sul a segurança de que possui próximo uma estrutura capaz de atendê-lo com qualidade em qualquer necessidade médica”, finaliza o presidente da Unimed Sul Capixaba, Leandro Baptista.