Notícias Unimed Sul Capixaba


Cooperativa patrocina projeto para aulas de balé para estudantes da rede pública

        02 de fevereiro, 2021

A Unimed Sul Capixaba acaba de firmar parceria com a Rochativa - Associação de Atividades Sociais do Setor de Rochas Ornamentais do Espírito Santo – para o desenvolvimento do projeto de balé da entidade, que, neste ano, irá beneficiar cerca de 400 alunos de 7 a 18 anos da rede pública de ensino de Cachoeiro de Itapemirim e de Castelo. O apoio financeiro da cooperativa se dará por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

As escolas participantes cedem o espaço para a realização das aulas, que acontecem duas vezes por semana, enquanto o projeto custeia as roupas e os acessórios, além de cuidar da contratação dos professores. Quando há apresentações de dança externa, a Rochativa também se responsabiliza pelo transporte e alimentação dos assistidos.

De acordo com a superintendente da Rochativa, Ana Paola Mariano Viana, a previsão inicial era atender 600 estudantes, mas a pandemia exigiu a reestruturação das atividades para obedecer aos critérios de segurança. As aulas, que até então aconteciam em uma sala das escolas, agora serão realizadas em áreas abertas e arejadas das instituições.

A atividade é desenvolvida no contraturno escolar e, em 2021, deverá beneficiar crianças e adolescentes de cinco a sete instituições de ensino.

“O balé é uma das modalidades com o maior número de adesão e que traz os melhores resultados. O projeto tem baixa evasão, reduzido número de faltas e  professores altamente comprometidos e engajados com a atividade e a causa. É uma das nossas ações de maior impacto”, ressalta Ana Paola.

A superintendente diz que, pela primeira vez, o projeto criará um corpo de balé formado por 30 alunos do município de Castelo. Os membros serão selecionados e receberão uma bolsa. “Essa iniciativa servirá de estímulo para que os alunos se dediquem ainda mais à atividade, incentivando inclusive os demais participantes. A programação prevê a realização de espetáculos do corpo de balé em teatros, escolas, empresas e espaços públicos do Estado”.

Com sete projetos sociais em andamento, Ana Paola afirma que sem apoio de empresas como a Unimed Sul Capixaba seria impossível realizar as ações. “Temos parceiros de diferentes níveis financeiros e todos eles, sem exceção, são fundamentais para a execução das atividades. E não é só suporte financeiro. Há um envolvimento e um relacionamento cada vez mais próximos dos padrinhos com a entidade”, garante.

O diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Leandro Baptista Pinto, ressalta que a parceria permite que a cooperativa dê continuidade ao seu compromisso de estimular a cultura e apoiar projetos sociais. “Mais do que isso, é uma forma de incentivar os estudantes a enxergarem um caminho na arte, a descobrirem um talento e a mudarem as suas realidades”.

Em 2019, a cooperativa também apoiou um projeto da instituição, com o patrocínio do Capoarte, que ofereceu aulas de capoeira a alunos da rede pública. A atividade foi desenvolvida nas cidades de Cachoeiro de Itapemirim e Rio Novo do Sul, beneficiando cerca de 120 estudantes.

Confira as nossas redes socias

Facebook
 

Instagram

LinkedIn