Notícias Unimed Sul Capixaba


Dia Mundial do Trabalho tem caráter especial para quem está na linha de frente da pandemia

Profissionais da Unimed Sul Capixaba contam como pandemia mexeu com a rotina e o sentido do trabalho no dia a dia
        30 de abril, 2021

A pandemia de Covid-19 trouxe diferentes sentimentos e reflexões em diversas esferas da vida. No mundo do trabalho, os impactos refletem especialmente nos profissionais de saúde, que travam uma batalha diária para cumprir suas jornadas e assegurar o cuidado à população. Neste sábado, 1º de maio, dia em que se comemora o Dia Mundial do Trabalho, profissionais da Unimed Sul Capixaba contam como a pandemia mexeu com a rotina e o sentido do trabalho em seu dia a dia.


Dedicação, atenção e cuidado fizeram parte da rotina, segundo a enfermeira assistencial na UTI-Covid do Hospital Unimed, Roberta da Fonseca Maitan. A colaboradora afirma que o último ano de trabalho foi desafiador diante das novas rotinas e das mudanças estruturais de atendimento e tratamento devido à pandemia.


“O desejo de salvar vidas é um ponto determinante e que nos motiva. Cada extubação, cada redução do fluxo de oxigênio, é uma vitória e esperança para nós. Todos os dias temos a esperança de que tudo vai passar e pensamos que há pessoas que dependem de nós, dos nossos cuidados, sorrisos e dedicação”, ressalta.


A técnica de enfermagem Aurea Ribeiro de Oliveira Laurino, que atua no Centro Cirúrgico da Maternidade Unimed, cita que o desgaste mental após um dia de plantão, que se intensificou com a pandemia, foi outra questão desafiadora. A profissional conta que passou por momentos difíceis na rotina de atendimento, como no caso de uma gestante com Covid-19, que estava estável, mas que, devido à doença, precisou ser internada para ter o bebê de modo prematuro.

“O quadro dela se agravou e quatro dias depois do nascimento do bebê, a mãe foi à óbito. Coincidentemente, isso ocorreu na mesma data do meu aniversário, o que foi muito marcante para mim. Temos sentimentos, nos apegamos aos pacientes e às suas histórias", lamenta.


A cada caso de alta e melhora de pacientes, por outro lado, o sentimento foi de alegria e satisfação para toda equipe. A psicóloga hospitalar Sâmilla Macedo, que atua nas alas de UTI-Covid e de enfermaria no Hospital Unimed, afirma que a sensação é de uma vitória imensa contra um monstro gigante. “É incrível ver a alegria do paciente indo embora, a gratidão dele de ter mais uma oportunidade, de viver a vida de um jeito melhor e de fazer resiliência à experiência vivenciada ali”, destaca. Para a psicóloga, atribuir o bem-estar à vida do outro é uma das motivações para exercer a profissão.

 

 

Apoio emocional e estímulo ao autocuidado

Segundo a pesquisa “Influência da COVID-19 na Saúde Mental da população brasileira e de seus profissionais de saúde”, o medo foi o principal sentimento manifestado pelos brasileiros em relação à Covid-19, especialmente entre os profissionais de saúde, que  relataram o temor de transmitir a doença para pessoas queridas.

Para oferecer orientações e apoio emocional aos médicos cooperados, colaboradores e seus familiares nesse período de pandemia, a Unimed Sul Capixaba criou um canal de atendimento exclusivo por telefone, em que os profissionais podem conversar diretamente com um psicólogo, expondo suas angústias, medos e emoções, recebendo orientações do especialista.

“Atravessar uma pandemia como esta é um fato novo na vida de todos os trabalhadores da saúde. A rotina é mais intensa e exige um extra de equilíbrio físico, mental e emocional. A experiência de estar na linha de frente nesta pandemia é algo que marcará nossas vidas e nossa relação com o trabalho para toda vida”, enfatiza o diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Leandro Baptista.

O gestor acrescenta que a Unimed Sul se mantém concentrada em oferecer uma estrutura de trabalho adequada e acolhedora aos colaboradores e cooperados durante a pandemia, o que reflete no próprio atendimento aos clientes. “É importante que o nosso público interno receba esse acolhimento, são valorizados por seus esforços em todo esse período. Sairemos dessa pandemia mais fortes como pessoa e como profissionais. Temos tido o reconhecimento dos clientes e da população em geral, o que nos serve motivação para cumprir essa jornada com ainda mais empenho e disposição”, completa o diretor-presidente.

Confira as nossas redes socias

Facebook
 

Instagram