Notícias Unimed Sul Capixaba


HOSPITAL UNIMED SUL ESTÁ ENTRE AS UNIDADES DE SAÚDE QUE CUMPREM PADRÕES MUNDIAIS PARA ATENDIMENTOS DE AVC

        09 de janeiro, 2020

O acidente vascular cerebral (AVC) e´ uma das maiores causas de morte e incapacidade funcional no mundo. Segundo os dados mais recentes do Ministério da Saúde, em 2016, o Sistema Único de Saúde (SUS) registrou 188,2 mil internações e 40 mil óbitos pela doença.

Para realizar um atendimento ágil, adequado e integrado, o Hospital Unimed Sul implantou o Protocolo de AVC há cerca de um ano e cumpre, agora, os padrões mundiais mais exigentes de atendimentos para o Acidente Vascular Cerebral (AVC), de acordo com o Projeto Angels, que é uma referência internacional, e qualifica os centros de AVC já existentes, além de auxiliar na implementação de novos centros.

O documento visa agilizar o diagnóstico e o atendimento ao paciente, seguindo um fluxo de procedimentos iniciado no momento em que o paciente demonstra indicações da doença. Entre os sintomas estão perda de força em metade do corpo, alteração de fala, sorriso torto e outros. Participam do Protocolo de AVC mais de 150 hospitais no Brasil e cerca de 2.800 hospitais no mundo, entre eles o Hospital Unimed Sul.

“Para nós da Unimed Sul Capixaba esta é uma grande conquista do Hospital Unimed e, consequentemente, de toda a região. Saber que nosso hospital, localizado em Cachoeiro de Itapemirim, atende padrões de qualidade de nível mundial para atendimentos para casos de AVC é muito bom, nos enche de orgulho e nos motiva ainda mais para prestar o melhor serviço aos nossos pacientes”, afirma o médico neurologista, Dr. Waldemar Algemiro, responsável pela implantação dos protocolos no hospital.

Ele acrescenta que com uma estrutura adequada, como há no Hospital Unimed, se o paciente com sintomas de AVC isquêmico chegar ao hospital nas primeiras quatro horas é possível reverter o quadro. “Aplicamos um medicamento trombolítico que atua para tentar restabelecer as funções cerebrais”, destaca Dr. Waldemar Algemiro.

Segundo o médico, o trabalho conjunto entre as equipes do SOS Unimed, que faz o resgate e a remoção dos pacientes, do Pronto Socorro, dos neurologistas e da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) é fundamental para o sucesso do protocolo, pois é necessário agir com rapidez para minimizar ou, até mesmo, reverter o quadro dos pacientes com AVC isquêmico e fazer com que eles saiam sem sequelas.

Confira as nossas redes socias

Facebook
 

Instagram