Notícias Unimed Sul Capixaba


Eixo estratégico da Unimed Sul, Centro de Estudos impulsiona atividades científicas para atendimento médico diferenciado

        20 de julho, 2021

Desde fevereiro de 2019, o Centro de Estudos da Unimed Sul Capixaba promove educação continuada para os médicos cooperados e estimula o desenvolvimento de atividades científicas, por meio de conhecimentos clínicos práticos, com aulas, cursos e treinamentos. Com o incentivo às pesquisas e à disseminação de conhecimento, o setor evidencia estudos em áreas críticas e harmonizáveis com o perfil epidemiológico dos clientes atendidos pela cooperativa, de modo a aprimorar a qualidade no atendimento aos clientes.   

“O intuito é promover treinamentos, cursos, palestras e outros encontros para a revisão de temas da área da Saúde e a troca de conhecimentos com especialistas convidados”, afirma o médico radiologista e coordenador do Centro de Estudos da Unimed Sul Capixaba, Bruno Beber. Todo o trabalho desenvolvido pelo Centro de Estudos, segundo ele,  favorece o atendimento com resolutividade, ética e de acordo com os mais recentes avanços na literatura médica.   

“Por meio do Centro de Estudos, são criadas rotinas de atendimentos para que a abordagem ao paciente seja personalizada e diferenciada. Essas práticas asseguram que os médicos da Unimed Sul tenham a melhor formação especializada em sua área, muitos deles sendo autores ou coautores de livros e artigos científicos reconhecidos por toda a classe médica”, completa o coordenador.   

Vinculado ao Centro de Estudos está ainda o Centro de Pesquisas Clínicas da Unimed Sul Capixaba, formado por médicos de várias especialidades e equipe multidisciplinar, que atuam no desenvolvimento de estudos clínicos e participam como colaboradores em estudos clínicos idealizados por outros centros de excelência, como o Instituto do Coração (Incor).   

Para o diretor-presidente da Unimed Sul Capixaba, Leandro Baptista, o Centro de Estudos é um eixo estratégico da cooperativa de saúde, sendo um dos responsáveis pela qualidade médica diferenciada da Unimed Sul e, consequentemente, pelo atendimento de excelência oferecido pela cooperativa.   

“Além da revisão de temas da área da saúde, o Centro de Estudos também oferece a pós-graduação em Urgência, Emergência Médica e Terapia Intensiva, ministrada pela Faculdade Unimed, que irá qualificar cerca de 30 profissionais. Para o futuro, temos a expectativa de manter o fomento do conhecimento médico na região Sul do Espírito Santo, padronizando esse conhecimento e fortalecendo parcerias com faculdades, residências médicas e redes de ensino”, afirma Leandro Baptista.   

 

Conhecimento compartilhado para além dos cooperados 


Com as restrições vindas com a pandemia de Covid-19, as reuniões clínicas e  encontros de atualização e formação continuada promovidos pelo Centro de Estudos foram direcionados para o ambiente virtual. O novo modelo de encontro, que acontece agora em formato de lives e ocorre uma ou duas vezes por semana, possibilitou a participação de médicos, estudantes e residentes de medicina de outros municípios além de Cachoeiro de Itapemirim, reunindo cerca de 60 participantes a cada encontro.   


O coordenador do Centro de Estudos ressalta que durante os encontros são discutidos casos clínicos significativos de todo o Brasil, com a revisão da ocorrência e a troca de conhecimentos. “Acredito que no futuro teremos um verdadeiro compêndio médico em formato de aulas, ministradas por nossos próprios cooperados e por especialistas convidados de todo o Brasil”, completa Bruno Beber.