Notícias Unimed Sul Capixaba


Unimed Sul Capixaba realiza exames oftalmológicos gratuitos em estudantes de Marataízes

        28 de outubro, 2019

Para melhorar a qualidade de vida das crianças através da visão, a Unimed Sul capixaba está investindo em oferecer exames gratuitos e óculos quando necessário. Será neste sábado, 26, o mutirão de exames oftalmológicos promovido pelo Núcleo Feminino Cooperativista da Unimed Sul Capixaba, por meio do Programa Vi Ver Unimed. A ação atenderá 42 alunos das escolas municipais Antonio Serafim e Bonifácio João Marvila, de Marataízes, no Centro Médico Especializado em Oftalmologia (Cemes), em Cachoeiro de Itapemirim.

Os estudantes, que apresentaram dificuldades para enxergar com clareza em testes de acuidade visual realizados nas escolas, chegarão ao auditório da Unimed Sul Capixaba por volta das 7h, em um ônibus cedido pela Superintendência do Trabalho de Marataízes. Em seguida, serão encaminhados em grupos para as consultas com médicos cooperados no Cemes.

“Esta é a terceira etapa do Programa Vi Ver Unimed, que já contou com o treinamento de educadores para a aplicação dos testes de acuidade visual e da própria aplicação dos testes nas escolas”, explica a coordenadora do Núcleo Feminino Cooperativista, Dra. Fabíola de Freitas Moraes.

Após a avaliação dos médicos, os estudantes que apresentarem a necessidade do uso de óculos receberão o item gratuitamente por meio do programa. A expectativa é que as doações aconteçam na primeira quinzena de dezembro. “O objetivo é contribuir para que alunos que não tenham condições de realizar exames oftalmológicos consigam ter acesso a um oftalmologista e, se diagnosticados com problemas visuais, recebam o tratamento adequado e os óculos gratuitamente”, explica a Dra. Fabíola.

Além das instituições de ensino de Marataízes, também faz parte desta edição do programa a Escola Municipal São Francisco de Assis, de Cachoeiro de Itapemirim, que terá 23 dos seus alunos atendidos gratuitamente durante o mês de novembro. 

“É importante destacarmos que o Programa Vi Ver Unimed é totalmente colaborativo, a partir da iniciativa voluntária de pessoas que desejam contribuir para uma sociedade mais justa. Temos a contribuição de médicos cooperados, colaboradores e parceiros da Unimed Sul e da própria população, que participa doando e comprando itens do Brechó Solidário, de onde arrecadamos o dinheiro para a compra dos óculos”, completa Dra. Fabíola de Freitas Moraes. A médica destaca que a última edição do Brechó Solidário arrecadou cerca de R$ 7.000,00, que serão utilizados na compra dos óculos do Programa Vi Ver Unimed e em outras ações promovidas pelo Núcleo Feminino Cooperativista.