Programas de Gerenciamento de Doenças Crônicas


Programa de Saúde Cardiovascular

Responsive Image
As Doenças Cardiovasculares são, atualmente, as causas mais frequentes de morte no mundo e estão muitas vezes relacionadas a um estilo de vida pouco saudável. Estas doenças (infarto, angina, insuficiência cardíaca, hipertensão arterial) podem trazer graves danos à saúde e exigem cuidado contínuo para evitar complicações e garantir qualidade de vida.
 
Objetivo do programa?
Identificar fatores de risco e capacitar o beneficiário para o autocuidado com ações de educação em saúde.

Como funciona?
O beneficiário após aderir ao programa irá passar pela avaliação de enfermagem e será inserido no protocolo de saúde cardiovascular onde será traçado seu plano de cuidados. Entre as ações do plano de cuidados está a participação nos grupos de saúde e o monitoramento telefônico.
 
Como participar?
Você pode aderir ao Programa por demanda espontanea ou encaminhamento do seu médico de referência. A participação é voluntária e a adesão é feita através do preenchimento do Termo de Aceite da Participação ao Programa fornecida na recepção do Espaço Viver Bem.

Programa de Diabetes

Responsive Image
O Diabetes Mellitus é uma doença crônica caracterizada pelo aumento da glicose (açúcar) no sangue. Quando não tratada adequadamente pode levar a sérias complicações como problemas de visão, doenças do coração e dos rins, dificuldade de cicatrização, entre outros. Para que isso não ocorra é necessário um cuidado constante para garantir a qualidade de vida.
 
Objetivo do programa?
Monitoramento adequado da doença e educação em saúde para controle das complicações agudas e prevenção de complicações crônicas.
 
Como funciona?
Após aderir ao programa você irá passar pela avaliação de enfermagem e será inserido no protocolo de diabetes onde será traçado seu plano de cuidados. Entre as ações do plano de cuidados está a participação nos grupos de saúde e o monitoramento telefônico.
 
Como participar?
Você pode aderir ao Programa por demanda espontanea ou encaminhamento do seu médico de referência. A participação é voluntária e a adesão é feita através do preenchimento do Termo de Aceite da Participação ao Programa fornecida na recepção do Espaço Viver Bem.

Programa de Obesidade

Responsive Image
A Obesidade é uma doença crônica caracterizada pelo excesso de peso corporal. É um grave problema de saúde pública, com prevalência crescente em nossa sociedade.
 
Objetivo do programa?
Reduzir não apenas o peso corporal dos beneficiários, mas as complicações a ele associadas, proporcionando mudança de hábito e melhoria da qualidade de vida.

Como funciona?
Após aderir ao programa você irá passar pela avaliação de enfermagem e será inserido no protocolo de obesidade onde será traçado seu plano de cuidados. Entre as ações do plano de cuidados está a participação no grupo de saúde e o monitoramento telefônico.
 
Como participar?
Você pode aderir ao Programa por demanda espontânea ou encaminhamento do seu médico de referência. A participação é voluntária e a adesão é feita através do preenchimento do Termo de Aceite da Participação ao Programa fornecida na recepção do Espaço Viver Bem.

Critérios para partipação nos programas:

Dos Critérios de Inclusão:
a) Ser beneficiário Unimed Sul Capixaba;
b) Estar adimplente com as mensalidades do plano de saúde;
c) Possuir os critérios clínicos atendidos pelo programa (diabetes mellitus, hipertensão, obesidade).

Das Regras de Utilização:
Para ser incluído no programa, você deverá passar por uma avaliação inicial de enfermagem para a coleta de dados clínicos do seu histórico de saúde, com a elaboração de um plano de cuidados especialmente desenvolvido para você e adaptado às suas necessidades.
O plano de cuidados contará com diversas ações programadas, como: avaliações periódicas com seu médico(a) assistente e/ou com o enfermeiro do programa, apoio de equipe multiprofissional (nutricionista, psicólogo), participação em grupos operativos, prática de exercícios físicos supervisionados e monitoramento por telefone.

Dos Critérios para Desligamento:
a) Quando não houver participação efetiva do beneficiário no programa;
b) Quando beneficiário ou membro do núcleo familiar adotar postura e comportamento inadequados com a equipe do programa;
c) Cancelamento do plano de saúde (bloqueio, óbito, outros motivos);
d) Quando o beneficiário não tiver mais interesse em participar do programa.
O beneficiário poderá solicitar seu desligamento a qualquer momento que julgar oportuno, sem nenhuma penalidade.