Voltar Maio Amarelo - Mês de Prevenção dos Acidentes de Trânsito

https://www.unimed.coop.br/site/o/sites-theme/images/cards-noticias/noticias-padrao.png

Maio Amarelo - Mês de Prevenção dos Acidentes de Trânsito

Maio Amarelo - Mês de Prevenção dos Acidentes de Trânsito
        02 de maio, 2022

O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

 

No Brasil morre 1 pessoa a cada 10 minutos no trânsito. O Brasil é o 3 º país com maior número de acidentados. Entre 2007 e 2016, 23 mil pessoas morreram por desrespeito às regras de trânsito. Outras 15 mil morreram no mesmo período por desatenção.

Isso impacta diretamente a saúde, todos os acidentados precisam ser levados ao hospital, muitos permanecem internados e outros em acompanhamento por muitos anos, por adquirirem sequelas decorrentes de acidentes de transito.

 

Você já parou para pensar do que é feito o trânsito? Mais do que veículos, barulho e congestionamento, ele é feito de pessoas.

E elas merecem respeito. São as pessoas que se ferem e muitas vezes, em um ato impensado, matam no trânsito. Para conscientização de um trânsito seguro, foi criado o Maio Amarelo pelo Observatório Nacional de Segurança Viária da ONU.

 

Por que da cor amarela?

Tudo tem uma explicação! A cor amarela foi escolhida para simbolizar a atenção no trânsito, conhecida nos faróis, por exemplo.

Aliás, o laço do Maio Amarelo também não surgiu por acaso. Esse mesmo símbolo é usado em campanhas similares como o Outubro Rosa – em prol do combate ao câncer de mama – e o Novembro Azul – contra o câncer de próstata.

Mas, por que utilizar um laço que remete a luta contra doenças, em uma campanha de trânsito? Segundo os organizadores do Maio Amarelo, os acidentes de trânsito já viraram uma epidemia, por isso, o laço representa tão bem a luta.

 

Qual a intenção da campanha do Maio Amarelo?

 

A campanha “Maio Amarelo” tem a intenção de: Prevenir, Educar e Gerar Gentileza no trânsito. GENTILEZA NO TRÂNSITO, você faz, você recebe. Promover a campanha do “Maio Amarelo” é promover a vida!

 

 

Referências:

https://maioamarelo.com/o-movimento/

https://www.dpk.com.br/maio-amarelo-conscientizacao-transito/

https://www.unimed.coop.br/site/web/paranagua/-/maio-amarelo?redirect=%2Fsite%2Fweb%2Fparanagua

 

Palestra aberta para todos, com a Dra. Bianca, Médica da Atenção Integral à Saúde da Unimed Sul Mineira, dia 26 de maio às 10h.

CLIQUE AQUI E MARQUE NA SUA AGENDA.