Notícias Unimed

null Mostra sobre a Semana de Arte Moderna

Mostra sobre a Semana de Arte Moderna

O clima da Semana de Arte Moderna de 1922 será reproduzido em mostra que comemora os 100 anos do evento, promovida pela Casa da Memória Unimed Federação/RS, de 9 de maio a 10 de junho.
        10 de maio, 2022

O clima da Semana de Arte Moderna de 1922 será reproduzido em mostra que comemora os 100 anos do evento, promovida pela Casa da Memória Unimed Federação/RS, de 9 de maio a 10 de junho. Obras de Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, Guignard, Portinari e Cícero Dias, de colecionador gaúcho, estarão expostas no local, ao lado de esculturas de Brecheret e das primeiras edições de Mario de Andrade, bem como de originais da Revista Antropofagia, entre outros documentos históricos que retratam a Semana. 

Com curadoria de Gilberto Schwartsmann, Sergius Gonzaga e José Francisco Alves, a mostra terá performances em sua abertura, lembrando a entrada de Villa Lobos no Theatro Municipal de São Paulo. Pinturas e esculturas, música e literatura, vão se somar a ciclos de palestras, abertas ao público, sobre o movimento que instalou a cultura brasileira e formou o nacionalismo nas artes no país. 

A exposição contará ainda com depoimentos dos expoentes da Semana, em vídeo, e de artistas e intelectuais locais. Os visitantes receberão um jornal tabloide com textos sobre as obras e seu significado, além de reproduções do material exposto.   

--------------------------------------------------------------------------------- 

Visitas: de segunda a sexta, das 12 às 18 horas 

Local: Casa da Memória da Unimed Federação/RS, Rua Santa Terezinha, 263, Porto Alegre
Informações: memoria@unimedrs.coop.br 

Comentar
 

Assuntos

Tags Filter está temporariamente indisponível.