Notícias

Voltar Dezembro Laranja

Dezembro Laranja

        01 de dezembro, 2021


 

 Olá, muito prazer! Sou Analú Vivian, médica internista e dermatologista, graduada em Medicina pela Universidade de Passo Fundo, com residência médica em medicina interna e dermatologia pela Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e mestre pela UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre). Também sou membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD). Atendo em Serafina Corrêa na Vivian Clínica Médica e Dermatológica e sou cooperada na Unimed Vale Das Antas há quase 3 anos.

   O “Dezembro Laranja” é uma campanha da SBD dedicado à prevenção ao câncer de pele, tumor mais comum no Brasil. Há 3 tipos mais prevalentes: carcinoma basocelular e carcinoma espinocelular e, menos frequente, melanoma. Os pacientes com maior risco de desenvolver são os de pele, olhos e cabelos claros, que ficam facilmente vermelhos quando ficam expostas ao sol, aqueles com muitas manchas e pintas, quem tem história familiar de câncer de pele, pessoas que se expõe muito ao sol sem protetor solar adequado e ainda quem se expôs ao sol de forma prolongada e repetida na infância e adolescência.

   A prevenção baseia-se em usar filtro solar com FPS maior do que 30 e também artigos com proteção UV na praia e piscina, como bonés, chapéus, barracas. O protetor deve ser reaplicado a cada duas horas ou quando a pessoa entrar na água, e deve ser usado, inclusive, em dias nublados. Deve-se evitar exposição ao sol entre as 10-16h, horários de maior incidência de radiação UVB. Câmaras de bronzeamento, proibidas pela Anvisa, também induzem envelhecimento da pele e aumentam a chance de câncer de pele, portanto devem ser evitadas.

   Ao perceber mudança de algum sinal prévio, seja de cor, tamanho ou relevo, procure um médico dermatologista capacitado para realizar uma avaliação. Também consulte em caso de ter feridas que não cicatrizam ou até mesmo lesões que se assemelhem a espinhas que nunca melhoram, pois nesses casos poderemos estar diante de um câncer de pele.

   A terapêutica depende do tipo de câncer de pele, em geral é realizado um pequeno procedimento cirúrgico, mas o fundamental: se diagnosticado precocemente, o tratamento será CURATIVO. Em casos avançados, os cânceres de pele podem causar prejuízos funcionais e estéticos muitas vezes irreparáveis e no caso do melanoma avançado, a doença pode se espalhar para outros órgãos além da pele, ocasionando metástases.

   Aqui vão algumas dicas para você que se preocupa com sua saúde e quer evitar o câncer de pele:

- Evite exposição solar das 10 às 16 horas, e sempre que se expor, use filtro solar com FPS maior que 30. Use boné/chapéu e óculos de sol mesmo em dias nublados. Repasse o filtro a cada duas horas ou quando entrar na água.

- Atente-se a lesões de pele que sofram alguma mudança na cor, tamanho ou relevo e avalie com um médico dermatologista seus sinais pelo menos uma vez ao ano.

Cuide de você e da sua pele! Grande abraço!

Não há configuração de filtros.
 

Assuntos