Notícias

Voltar Doação de Sangue: um compromisso com a vida

Doação de Sangue: um compromisso com a vida

        15 de junho, 2022


 

Este texto foi redigido pelo Assistente Social Rafael Moreira, que atua junto ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul. Servidor público da Prefeitura Municipal de Caxias do Sul, o trabalhador formado pela PUCRS em 2015 executa suas atividades profissionais junto ao HEMOCS desde março de 2020, tendo atravessado a pandemia contribuiu para a manutenção dos estoques de sangue em toda a região da Serra Gaúcha.

            Importante destacar que o HEMOCS atende 49 municípios da serra gaúcha, sendo sua missão a garantia do direito à segurança transfusional para todos os procedimentos que ocorram no âmbito do Sistema Único de Saúde nos 16 hospitais que possuem parceria com o Hemocentro. Ou seja, é direito de todo cidadão acessar componentes sanguíneos sempre que for preciso, de forma ágil, segura e com qualidade.

            A manutenção dos estoques de sangue na região depende de um pacto de solidariedade coletivo que uma comunidade tem consigo mesma, uma vez que é a própria comunidade que se beneficiará diretamente da estabilidade dos estoques no hemocentro.

            Com uma doação de sangue são produzidos pelos laboratórios do HEMOCS 4 hemocomponentes principais, com diferentes indicações terapêuticas e prazos de validade, sendo eles: Plasma Fresco Congelado (validade de 12 meses); Criopreciptado (validade de 12 meses); Concentrado de Hemácias (validade de 30 dias) e Concentrado de Plaquetas (validade de 5 dias). Esta curta validade do Concentrado de Hemácias e do Concentrado de Plaquetas exige que o Hemocentro mantenha um fluxo contínuo de doações, a fim de organizar os estoques na direção do melhor aproveitamento dos hemocomponentes. Ou seja: vale mais a pena 10 doações por dia ao longo de cinco dias do que 50 doações num único dia. É essa capacidade de transformar uma doação de sangue em 4 subcomponentes do sangue que nos permite afirmar: uma doação salva quatro vidas!

            O processo completo para realizar a doação leva em torno de 1 hora, onde serão coletados dados de identificação do doador, seguidos de triagem clínica. Após aptidão na triagem, o doador é encaminhado para a coleta de sangue e após para o lanche. A coleta de sangue tem duração entre 08 e 12 minutos, e a única dor associada a este ato é o da punção da agulha, semelhante à realização de exames de sangue. Os resultados dos exames realizados pelo Hemocentro podem ser retirados pelo doador em 7 dias após a doação.

            Para ser um doador de sangue, a pessoa precisa estar em bom estado geral de saúde, e respeitar alguns critérios. Existem impedimentos definitivos e temporários para a doação de sangue. Dentre os definitivos destaca-se: evidência laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: HIV; Doença de Chagas; Hepatite B e C; HTLV. Ainda entre os impedimentos definitivos cabe citar as cirurgias cardiovasculares; doenças autoimunes em atividade e antecedentes de Acidente Vascular Cerebral (AVC). Uso de insulina também configura enquanto impedimento definitivo para doação de sangue.

            Entre os impedimentos temporários ressalta-se: Piercings e tatuagens impedem por 12 meses (se o piercing em cavidade oral ou vaginal o impedimento é de 12 meses após a retirada devido o risco permanente de infecção); Micropigmentação impede por 12 meses; Sífilis impede por 12 meses após o fim do tratamento; parto impede a doação por 12 meses; Covid-19 impede a doação por 10 dias após o fim dos sintomas; vacina contra a covid das marcas Jahnsen, Astrazeneca e Pfizer impedem por 7 dias e da marca Coronavac impede por 48 horas; vacina para a gripe impede por 48 horas.

            Por fim cabe mencionar que as medicações antidepressivas e estabilizadoras de humor não impedem a doação de sangue. Entre as medicações psiquiátricas apenas os antipsicóticos impedirão a doação e os indutores de sono caso a pessoa sofra de sonolência durante o dia. Existem outros impedimentos temporários e definitivos, assim orienta-se que o candidato à doação procure o serviço em que deseja realizar sua doação para mais informações. Homens podem doar a cada 60 dias, não ultrapassando 4 doações em 12 meses e mulheres podem doar a cada 90 dias, não ultrapassando 3 doações em 12 meses.

            E no dia da doação? No dia da doação é importante dormir ao menos 6 horas na noite anterior; evitar o uso de bebida alcoólica por 12 horas; evitar tabaco por 2 horas antes da doação; não estar em jejum e portar documento oficial com foto.

            O Ministério da Saúde estima que se 3% da população for doador regular de sangue os estoques dos hemocentros estariam sempre estáveis. Sendo assim, convidamos a comunidade para se somar a este compromisso com a vida e contribuir com a manutenção dos estoques de sangue nos hemocentros, contribuindo com a saúde de todos nós.

Não há configuração de filtros.
 

Assuntos