Notícias Unimed

Voltar 3M reconhece HUVC pelas Boas Práticas no CME

3M reconhece HUVC pelas Boas Práticas no CME

        04 de agosto, 2022
O Hospital Unimed Vale do Caí (HUVC) recebeu o reconhecimento categoria Diamond da empresa 3M pelas boas práticas aplicadas nos cuidados de limpeza e esterilização no Centro de Materiais e Esterilização (CME). A empresa já havia concedido ao HUVC a certificação referente aos programas de prevenção de lesões de pele. O anúncio foi feito na manhã da última sexta-feira (29) no Anfiteatro do HUVC.
 
Convidados no anfiteatro do HUVC
Anúncio ocorreu no Anfiteatro do HUVC

O Programa de Reconhecimento às Boas Práticas Clínicas da 3M tem o objetivo de contribuir no aprimoramento dos conhecimentos de profissionais da saúde, para que possam oferecer excelência no atendimento aos pacientes, reduzindo falhas e custos nos ambientes hospitalares. Esta é a 17ª edição do Programa, que concedeu 273 reconhecimentos distribuídos nas seguintes regiões: 12 no Norte, 39 no Nordeste, 143 no Sudeste, 36 no Centro-Oeste e 43 no Sul.
 
Para o administrador do HUVC, Leandro Gallas, o reconhecimento é uma conquista que deve ser comemorada por todos. “Isso vem através das melhorias contínuas que ocorreram no hospital ao longo dos últimos anos”, afirmou. “O CME é um elo do Bloco Cirúrgico que apresenta destaque e desempenha uma função muito importante dentro do hospital”, declarou.
 
Administrador do HUVC, Leandro Gallas
Administrador do HUVC, Leandro Gallas

A importância do CME também foi destacada pelo presidente da cooperativa, Dr. Paulo Sehn. “O CME é o coração do hospital”, disse. “Uma das maneiras de proteger o paciente é através dos bons procedimentos realizados”, continuou. “Ele é fundamental para o nosso funcionamento”, acrescentou. “Quando se cria padrões e processos, o setor trabalha com muito mais tranquilidade”, enfatizou.
 
Presidente da Unimed Vale do Caí, Dr. Paulo Cesar Sehn
Presidente da Unimed Vale do Caí, Dr. Paulo Cesar Sehn

O farmacêutico e gerente de contas da área cirúrgica da 3M, Tiago Martins, apresentou as principais características do programa e lembrou a caminhada percorrida pelos integrantes do CME para conseguir o reconhecimento. As primeiras avaliações tiveram início em junho de 2021 e passaram pelas etapas de planos de ações, em outubro de 2021. Entre outubro e dezembro de 2021 aconteceram os treinamentos e conceitos fundamentais em limpeza e esterilização. A etapa final de avaliação ocorreu em junho deste ano. “Houve avanços em todas as práticas realizadas”, disse. “E isso culminou com as melhorias dos processos e dos profissionais envolvidos”, enfatizou.
 
Farmacêutico e gerente de contas da área cirúrgica da 3M, Tiago Martins
Farmacêutico e gerente de contas da área cirúrgica da 3M, Tiago Martins

Para finalizar o encontro, o enfermeiro Rafael Dalla Porta, que atua no CME, apresentou o resultado financeiro das ações realizadas, mostrando a redução de custos do CME ao longo do último ano. “Isso foi possível revendo os nossos processos e protocolos, sem perder a qualidade no atendimento”, garantiu.
 
A coordenadora da área cirúrgica, Lauren Padilha de Oliveira, ressaltou a importância do planejamento e protocolos nas ações realizadas e reforçou a missão da instituição de prestar a assistência com qualidade e sustentabilidade “A equipe multidisciplinar, representada pelo comitê de processamento de produtos para saúde do HUVC e equipe do CME, foram fundamentais para a conquista desse reconhecimento e certificação", finalizou.
 
Enfermeiro Rafael Dalla Porta
Enfermeiro Rafael Dalla Porta
A entrega oficial da premiação será no mês de outubro, em um evento realizado em São Paulo.
 
Saiba mais:
 
O Programa avalia quatro áreas sensíveis em boa parte dos hospitais: Limpeza e Esterilização (CME); Preparo de Pele, Normotermia e Incisão Cirúrgica (CC); Prevenção de Lesões de Pele e Fixação Segura de Cateteres. As duas primeiras são indicadas àqueles que realizam procedimentos cirúrgicos de alta e média complexidade, que possuem protocolos estabelecidos para o perioperatório e que atendem a múltiplas especialidades. Já a Prevenção de Lesões de Pele é voltada para instituições que possuem protocolos de assistência baseados nas melhores práticas para prevenção de lesões de pele. Por último, a área de Fixação Segura de Cateteres, abrange centros de saúde que têm protocolos de assistência baseados nas melhores práticas para prevenção de infecção de corrente sanguínea e demais complicações. Ao todo, foram entregues 273 reconhecimentos.
 
Quando a instituição demonstra interesse voluntário em participar de um ou mais programas oferecidos pela 3M, a equipe de profissionais do hospital é inserida no processo de aprendizagem, que contempla a implementação, revisão e adesão de protocolos assistenciais, de acordo com os requisitos do(s) programa(s) adquirido(s), que são pautados em evidências de boas práticas recomendadas por Guias/Associações nacionais e internacionais. Este processo é conduzido pelos Especialistas Clínicos da 3M, que atuam na Divisão de Soluções Médicas e possuem expertise nestas áreas.
 
Após passar por todas as etapas de capacitações e avaliações, os hospitais participantes recebem o reconhecimento na categoria Diamond ou Black Diamond, válido por um ano. Como benefício, são convidados a participar de um evento de atualização científica, organizado pela 3M, com palestrantes especialistas nos temas abordados nos programas, além de realizarem uma reunião interna, apoiada pela equipe da empresa, com o time envolvido e liderança da instituição para compartilhamento das melhorias alcançadas, momento em que a instituição também recebe uma placa personalizada do reconhecimento 3M e os profissionais envolvidos diretamente no programa recebem o certificado de participação.
 
Referência na oferta de programas educacionais de alta qualidade no País, atualmente a 3M conta com amplo portfólio de produtos, voltados para soluções como monitoramento de pacientes, cuidados com a pele, fixação segura de cateteres, monitoramento de limpeza e esterilização de dispositivos médicos, além de tecnologias para o gerenciamento da temperatura do paciente cirúrgico, campos incisionais, tricotomizadores, terapia de pressão negativa para fechamento de incisões e tratamento de feridas complexas, dentre outros produtos.
Não há configuração de filtros.
 

Assuntos

Tags Filter está temporariamente indisponível.