Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed, sempre perto de você
Responsive Image

Contrate seu Plano

Simule e contrate aqui seu Plano Unimed. 
 
Responsive Image

Viver Bem

Cuidado e promoção à saúde para todas as fases da vida.
 
Responsive Image

Nossos Serviços

 Uma rede de cuidado para sua saúde e da sua família.
 
Responsive Image

Parto Adequado

Garanta um acompanhamento que respeita o momento do seu bebê vir ao mundo.

Notícias Unimed

ANS divulga índice de reajuste negativo para Planos Individuais ou Familiares em 2021

        26 de julho, 2021

A Unimed Vale do São Francisco comunica aos seus beneficiários que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) definiu um percentual de reajuste negativo para os planos de saúde individuais ou familiares.

O índice estabelecido é de -8,19% e deve ser aplicado no período compreendido entre 1º de maio de 2021 e 30 de abril de 2022.

Abrangência

O reajuste é válido, apenas, para os planos de saúde individuais ou familiares médico-hospitalares regulamentados. Ou seja, aqueles contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98.

Os planos individuais e familiares celebrados antes da vigência da Lei 9.656/98 e não adaptados, cujas cláusulas não indiquem expressamente o índice de preços a ser utilizado e/ou sejam omissas quanto ao critério de apuração e demonstração das variações consideradas no cálculo do reajuste, deverão adotar percentual limitado ao índice estipulado pela ANS.

Quando será aplicado o reajuste

O índice de reajuste autorizado pela ANS pode ser aplicado somente a partir da data de aniversário de cada contrato. Se você sempre recebeu o reajuste positivo do seu plano em setembro, por exemplo, o reajuste negativo ocorrerá a partir do mesmo mês.

Para os contratos com aniversário em maio, junho, julho e agosto de 2021, será permitida aplicação retroativa do reajuste, na forma prevista pela RN nº 171/2008.

SAIBA MAIS

Todos os detalhes sobre o percentual negativo do reajuste para plano de saúde individuais ou familiares podem ser consultados no site da ANS.

 

Clique aqui para acessar.

 

Histórico de reajustes

  • 2021: -8,19%
  • 2020: 8,14%
  • 2019: 7,35%
  • 2018: 10%

Este comunicado atende o expediente disposto no Ofício GEAR nº 136/2021/GEFAP/GGREP/DIPRO/ANS