Pesquisa de Satisfação de Beneficiários - IDSS 2024

Sua opinião é muito importante para construirmos uma Unimed Vitória ainda melhor.

Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed, sempre perto de você.

Dúvidas sobre qual plano adquirir? 

Ligue (27) 3134-5000 e confira.

Imagem de capa do card

Hospital Unimed Vitória

Todas as etapas do seu tratamento em um único lugar. Acreditação com Excelência Nivel 3, da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Imagem de capa do card

Unidades Unimed Vitória

Nossas unidades próprias atuam de forma interligada em uma estrutura única e exclusiva, formando assim o CIAS - Complexo Integrado de Atenção à Saúde, com o objetivo de  ofertar aos nossos beneficiários uma rede de serviços completa.

Notícias

Esteja por dentro dos últimos acontecimentos de nossa cooperativa.

Mononucleose: conheça a doença provocada pelo vírus Epstein-Barr

A cantora Anitta revelou ter sido infectada pelo vírus. Segundo especialista, a mononucleose infecciosa, que é desencadeada pelo vírus, pode provocar desde consequências mais leves, como dor de garganta, até levar a quadros mais graves, como o acometimento do sistema nervoso central.
Texto: Unimed Vitória
        06 de dezembro, 2022
Recentemente, a cantora Anitta revelou ter sido diagnosticada com Epstein-Barr, o vírus causador da mononucleose infecciosa. Também conhecida como "doença do beijo", ela pode provocar desde consequências mais leves, como dor de garganta, até levar a quadros mais graves, como o acometimento do sistema nervoso central. 

 De acordo com a ginecologista  da Unimed Vitória Theresa Cristina Leo, o modo mais comum de transmissão da mononucleose é através do contato com a saliva de alguém infectado pelo Epstein-Barr. Por esta razão, o beijo acaba sendo a principal forma de contágio. 

No entanto, o vírus também pode ser transmitido por meio de secreções da garganta e do nariz. Isso significa que até mesmo o contato com alguma superfície contaminada, como copos e talheres, pode ser suficiente para que o vírus passe de uma pessoa para outra. "É por esse motivo que a mononucleose não é considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível, já que as formas de contágio vão além do contato sexual", explica Theresa. 

Segundo a médica, assim como o herpes, uma vez contraído, o Epstein-Barr não é eliminado do organismo. "O vírus fica latente. Mas, geralmente, os sintomas são autolimitados, pois existe uma reação do sistema imunológico. A incubação dele dura de 28 a 45 dias. A pessoa infectada pode transmitir ele ao longo da vida", diz a ginecologista. 

Sintomas 

Já em relação aos sinais da doença, Theresa afirma que, muitas vezes, a mononucleose apresenta sintomas semelhantes a outras infecções, como dor de garganta, dificuldade para engolir, febre, ínguas (linfonodos aumentados de tamanho no pescoço), e dores no corpo. 

No entanto, em casos mais graves, ele pode afetar o sistema nervoso central, provocando doenças como meningite e encefalite, além de afetar órgãos como o fígado e o baço, causando o surgimento de hepatite, por exemplo. 

"O diagnóstico deve ser feito por exames laboratoriais, por meio de anticorpos específicos contra o Epstein-Barr", explica Theresa, que alerta que, ao sentirem os sintomas, as pessoas devem procurar ajuda médica.
 

Conheça alguns de nossos serviços

Canais de Atendimento