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Integridade e compliance: valores que a sociedade deve buscar nas empresas

Texto: Unimed Vitória
        14 de dezembro, 2021

*Artigo publicado no jornal A Tribuna de 12/12/2021

Empresas em todo o mundo, sem distinções de porte ou setor de atuação, têm buscado estabelecer políticas internas mais exigentes por meio de programas de integridade e compliance. Esse é um instrumento que tem como objetivo sistematizar e aperfeiçoar ferramentas da organização num esforço de prevenção a más práticas.

O termo compliance vem do inglês comply, que significa cumprir, agir de acordo com as regras. No dia a dia das empresas, um setor de compliance, junto com a governança, tem como missão principal garantir que todos os integrantes sigam o código de conduta estabelecido. Empresas que priorizam a ética e aplicam esses conceitos em suas rotinas, coíbem substancialmente as chances de irregularidades.

O tema vem ganhando visibilidade, especialmente depois que a Lei nº 12.846/2013, conhecida como lei anticorrupção ou lei da empresa limpa, se tornou um marco o meio corporativo. O texto aborda a responsabilidade das empresas com relação aos atos ilícitos praticados contra a administração pública.

Ao defender e oferecer ferramentas para que boas práticas sejam incentivadas e implantadas, as empresas criam uma cultura de bem-estar organizacional. Importante reforçar que esse conjunto de regras deve ser obedecido por cada um dos atores do cenário corporativo, de gestores a colaboradores.

Para que essas empresas se tornem de fato ambientes onde a ética e a transparência estejam presentes, é essencial que exista um canal de denúncias confiável. Com isso, qualquer pessoa pode contribuir com alertas sobre situações suspeitas ou que desrespeitem o código de conduta proposto, as políticas internas e a lei.

Programas de integridade demonstram seriedade e colaboram para solidificar a confiança da sociedade em uma instituição. Os exemplos de boas práticas na política organizacional enviam uma mensagem clara do posicionamento íntegro e de excelência para os públicos interno e externo.

Diante de um momento em que a Lei Geral de Proteção da Dados (LGPD) nos exige cada vez mais cuidados com dados pessoais e empresariais, integridade é palavra de ordem. Em empresas de saúde, como a Unimed Vitória por exemplo, o programa de integridade existe desde 2018, com direcionamentos de prevenção a atos antiéticos e de corrupção.

Nesse ambiente de trabalho, diversidade e inclusão são fundamentais. Discriminação, assédio moral, sexual ou intimidação são inadmissíveis. Decisões, riscos e oportunidades são sempre ser compartilhados, para evitar, detectar e corrigir situações inadequadas que podem afetar os valores de uma empresa. O meio corporativo deve estar em constante evolução e se adequar à evolução da sociedade. Cabe a nós, como cidadãos, ficar atentos a esses valores e escolher empresas comprometidas de fato com valores éticos.

Fernando Ronchi é médico e diretor-presidente da Unimed Vitória.