Voltar

Alimentos ricos em cálcio

Alimentos ricos em cálcio

O mineral é essencial para manter os ossos saudáveis e a única forma de recebe-lo é através da ingestão de alimentos ou suplementos.

Alimentos ricos em cálcio

9 Novembro 2015
Você tem incluído diariamente na sua dieta alimentos ricos em cálcio? Embora a ingestão insuficiente de cálcio não apresente sintomas de forma imediata, a longo prazo o consumo de cálcio abaixo dos níveis recomendados têm consequências negativas (e algumas irreversíveis) para a saúde, entre elas estão a baixa massa óssea (osteopenia) e o aumento dos riscos de osteoporose e fraturas ósseas.

Assim como a falta de cálcio pode levar a complicações, o excesso do mineral no organismo também pode ser um problema. Uma das complicações mais comuns é o cálculo renal, que algumas vezes está associado ao excesso de cálcio e de ácido oxálico.

Para facilitar, o Instituto Nacional de Saúde, dos Estados Unidos, listou a média de quantidade de cálcio recomendada para ser ingerida diariamente, de acordo com cada faixa etária:



As fontes de cálcio são inúmeras e vão muito além do leite. Preparamos uma lista de alimentos que podem facilmente ser incorporados à rotina, juntamente com suas respectivas quantidades de cálcio.  


Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Filhos de 2 a 10 anos de idade, da Sociedade Brasileira de Pediatria (2011) / Sociedade Brasileira Beneficente Israelita Albert Einstein / National Institutes of Health

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em