Voltar

Cuidados para não contaminar os alimentos

Cuidados para não contaminar os alimentos

Eles precisam ser aplicados durante a compra e manuseio de produtos alimentícios. Avalie se você costuma colocá-los em prática.

Cuidados para não contaminar os alimentos

29 Julho 2016
Higienizar as mãos cautelosamente antes de manipular alimentos e estar sempre atento ao prazo de validade dos produtos são algumas das práticas que não podem ser realizadas apenas de “vez em quando”, é preciso tê-las como hábito para minimizar o risco de gerar diversas complicações, entre elas a intoxicação alimentar, causada pela contaminação dos alimentos. Entre os “culpados” mais comuns dessa contaminação estão as bactérias, os parasitas e os vírus. Os sintomas da intoxicação alimentar variam de leves a graves, podendo incluir dor de estômago, cólica abdominal, náusea e vômito, diarreia, febre e desidratação. 

Embora alguns alimentos possam conter bactérias já no momento da compra como, por exemplo, a carne crua ter sido contaminada durante o abate e as frutas e vegetais durante o crescimento ou transporte, é preciso estar atento, pois a contaminação pode ocorrer também na cozinha de casa. Alguns passos seguros na manipulação e armazenamento de alimentos ajudam a prevenir complicações, entre eles estão:  


Rafaela Fusieger e Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Site Medline Plus / Agência Nacional de Vigilância Sanitária

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em