Voltar

Dentes saudáveis: alimentos que fazem a diferença

Dentes saudáveis: alimentos que fazem a diferença

O que você come pode contribuir com a saúde bucal. Entenda!

Dentes saudáveis: alimentos que fazem a diferença

23 Outubro 2024

 

 

Já parou para pensar que o que você come pode influenciar até na saúde dos seus dentes? Uma alimentação equilibrada, junto com uma boa higiene bucal, é essencial para um sorriso bonito e saudável.

 

 

Alguns alimentos ajudam a fortalecer o esmalte dos dentes, prevenir cáries e manter as gengivas saudáveis. Por isso, separamos algumas opções que são grandes aliadas. Acompanhe!

 

Os campeões no cuidado com os dentes

Imagem de uma mulher sorridente comendo bolo

 

  • Queijos: excelente fonte de cálcio, são essenciais para a formação e manutenção do esmalte dental. Além disso, contêm proteínas que ajudam a proteger contra a cárie. No entanto, é preciso comer com moderação, escolhendo opções com menor teor de gordura.

 

  • Maçã: rica em fibras e água, estimula a produção de saliva durante a mastigação, o que ajuda a remover as partículas de alimentos da boca. Não substitui a escovação dos dentes, mas pode ser uma boa opção para ajudar na limpeza até que você possa escová-los. Conheça ainda outros benefícios da maçã.

 

  • Cenoura: rica em fibras e vitamina A, contribui para a saúde das gengivas, estimula a produção de saliva e ajuda a limpar os dentes. Tem efeito parecido com o da maçã, podendo ser consumida ao final das refeições para auxiliar a limpeza da boca até que você tenha a chance de escovar os dentes.

 

  • Sardinha: ótima fonte de nutrientes bons para os ossos e dentes, como cálcio, ômega-3 e vitamina D, ajudando a fortalecer o esmalte dental e prevenir doenças nas gengivas. Os nutrientes estão presentes também em outros peixes, como atum e salmão.

 

  • Espinafre: assim como os demais vegetais de folhas verde-escuras, é rico em vitaminas e minerais, como a vitamina K e o cálcio, que ajudam a fortalecer os ossos e os dentes. Além disso, é uma boa fonte de vitamina C, essencial para a saúde das gengivas. Outras opções que fazem bem são couve e brócolis.

 

 

Hidrate-se!

Beber água também contribui com a saúde dos dentes. Ela ajuda a limpar a boca, estimula a produção de saliva e combate bactérias, inclusive aquelas que causam mau hálito.

 

 

O que evitar para manter um sorriso saudável?

 

  • Açúcar: deve ser ingerido com moderação, pois alimenta as bactérias que causam a cárie.
     
  • Alimentos ácidos: refrigerantes, sucos industrializados e frutas cítricas em excesso podem desgastar o esmalte dos dentes.
     
  • Alimentos pegajosos: caramelos, balas e outros alimentos com consistência parecida podem ficar presos entre os dentes, facilitando a proliferação de bactérias.

 

 

Uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes é fundamental para manter a saúde bucal em dia. Ao incluir frutas, legumes, leite e derivados, peixes e outros alimentos nutritivos em sua dieta, você contribuirá para o fortalecimento dos seus dentes e gengivas, prevenindo doenças bucais e garantindo um sorriso mais bonito e saudável por muito mais tempo.

 

Lembre-se: a alimentação saudável deve ser combinada com uma boa higiene bucal, que inclui escovar os dentes depois das refeições, usar fio dental e visitar o dentista regularmente.

 

Fontes: Conselho Regional de Odontologia - SP (1, 2), Associação Bahiana de MedicinaUniversidade Federal de Minas Gerais


Agência SA365 | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil


Média (67 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em