Voltar

Alerta: nadadeiras de sereia são contraindicadas

Alerta: nadadeiras de sereia são contraindicadas

Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático e Sociedade Brasileira de Pediatria se unem em alerta sobre modalidade de atividade em piscina.

Alerta: nadadeiras de sereia são contraindicadas

25 Fevereiro 2016
Enquanto em países como Austrália e Canadá a modalidade de atividade em piscina chamada natação sereia já está proibida, devido aos riscos de afogamento, nos últimos meses no Brasil a prática tem se disseminado intensamente no universo das piscinas, dispondo inclusive de escolas que ensinam este estilo de natação, que tem como principal característica os pés unidos pelas nadadeiras ou caudas de sereia durante a prática da natação. 

Em janeiro deste ano a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), com apoio da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), iniciou uma campanha para alertar e disseminar sobre as contraindicações da natação sereia. No material de campanha a Sobrasa menciona: “A nova atividade proposta simboliza o mistério, a beleza, a sensualidade e a inovação de uma nova atividade na água, mas não pontua os riscos de tal atividade, que principalmente em mãos inexperientes ou mal informadas pode levar ao afogamento e este à morte”. 

ATENÇÃO
Devido ao alto risco, principalmente no caso das crianças, a prática da natação com o uso de cauda ou nadadeiras de sereia necessita de supervisão experiente e atenta, a presença dos pais próximo à piscina não é suficiente.


Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria / Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em