Voltar

Ciúmes após o nascimento do segundo filho

Ciúmes após o nascimento do segundo filho

Atitudes específicas de carinho e atenção podem amenizar situações de dor para a criança depois da chegada de um irmão.

Ciúmes após o nascimento do segundo filho

14 Dezembro 2015
O segundo filho nasceu e então o primogênito tem tido atitudes adversas do habitual, está mais fechado, manhoso, fica irritado com mais facilidade... é muito provável que você já tenha ouvido algum relato ou esteja vivenciando uma situação como essa, que envolve a mudança de comportamento do filho mais velho após o nascimento do irmão. Essa condição é natural e justifica-se pela perda da atenção exclusiva, é normal que a criança leve um tempo para se acostumar e aprender a dividir o espaço com mais alguém. 

Inicialmente, é importante ter em mente que a decisão de gerar um segundo filho deve partir do casal, não cabe ao primogênito definir se quer ter um irmão ou não, da mesma forma ele não deve ser questionado se prefere menino ou menina, até porque a sua escolha não interferirá no sexo do bebê. Os estímulos para que o primeiro filho se acostume com a presença do irmão podem começar desde a gravidez, ao possibilitar que ele participe da compra do enxoval, ao permitir que acompanhe o ultrassom e incentivando para que converse com o bebê que está na barriga. 

Depois do nascimento
Mesmo com o envolvimento da criança durante a gestação, é preciso considerar que a dor, o ciúme e o sentimento de rejeição podem acompanhar o filho mais velho após o nascimento do irmão. Uma das soluções para amenizar o problema é colocar em prática atitudes de apoio, atenção e carinho, para que ele se sinta valorizado. 


Rafaela Fusieger / Designer: Ana Carla Bortoloni

Fonte: A Saúde de Nossos Filhos (Publifolha e Departamento de Pediatria do Hospital Beneficente Israelita Albert Einstein) / Site Pediatra em Foco

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em