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Consumismo infantil

Consumismo infantil

Ceder aos pedidos das crianças não é tarefa fácil. Por isso, os pais devem impor limites na hora de presentear os pequenos

Consumismo infantil

5 Outubro 2010
Conseguir administrar os pedidos de compras de crianças e adolescentes nem sempre é fácil. Ao passear com filhos pequenos em lojas, centros comerciais e até supermercados, é comum que eles peçam vários produtos aos pais. Dizer 'não' a alguns desejos significa, muitas vezes, fornecer aval para birras, choros e chantagens emocionais, mas é uma atitude importante para quem pretende estabelecer uma educação com limites e controlar um possível impulso consumista que pode estar se desenvolvendo na criança.

A mídia sempre foi muito responsabilizada por influenciar a vontade de ter das crianças. Sem tirar a parcela de culpa que ela pode ter, é importante lembrar que pais e educadores também são responsáveis por educar a criança para um consumo consciente e com reflexão. Os filhos devem saber que os recursos da família são finitos e distribuídos entre diversas necessidades.



Além dessas atitudes, avalie sua própria vulnerabilidade ao consumismo e verifique se a tendência de enxergar os produtos como forma de gratificação está inserida nos hábitos da família e tente evitá-la. Lembre-se de que as crianças costumam imitar ações e falas dos adultos.





Taise Bertoldi e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Revista Veja (18 de agosto de 2010, edição 2178) e Instituto Alana.

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


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