Voltar

Crescer é doloroso

Crescer é doloroso

Incômodo nas pernas antes de dormir pode ser mais do que manha de criança

Crescer é doloroso

22 Maio 2013

Brincam e se divertem o dia inteiro e tudo parece dentro da normalidade. Mas é só chegar a hora de dormir que a reclamação dos pequenos vem: “mãe, que dor nas pernas!”. As queixas, que muitas vezes parecem ser apenas manha, são notadas normalmente durante a infância, entre as idades de dois e doze anos. Na maioria dos casos, o motivo do incômodo noturno é simples e se chama “dor do crescimento”.

Embora ganhe esse nome, não há provas de que a dor do crescimento seja causada pelo desenvolvimento dos membros da criança. Pelo que se sabe, podem estar associadas à fadiga, distúrbios emocionais e, eventualmente, a problemas posturais. O incômodo que atinge 10% das crianças em idade escolar manifesta-se de forma difusa na região das coxas e panturrilha, e pode ser uma sensação de peso, aperto, queimação, pontadas, latejamento ou formigamento. Por vezes, é possível sentir ainda dores abdominais e de cabeça junto ao desconforto nas pernas.

Apesar de comum, os pais devem ficar de olho: se a dor persistir até o período da manhã, se concentrar nos joelhos, se for severa a ponto de impedir a criança de realizar quaisquer atividades durante o dia ou vir acompanhada de sintomas como vermelhidão, febre, coceira, fraqueza, fadiga ou perda de apetite, a criança deve ser levada o quanto antes a um pediatra.

 
 
Quer aprender mais sobre o crescimento de crianças e adolescentes? Criamos um post especial, com diversas tabelas de estatura por idade, da infância até a idade adulta. Clique e veja mais!

Nathale Ethel Fragnani e Designer: Robinson Zimmermann

Fonte: Mayo Clinic

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em