Voltar

Ficar sem café da manhã pode interferir no aprendizado

Ficar sem café da manhã pode interferir no aprendizado

Cerca de 40% dos estudantes brasileiros não possuem o hábito de alimentar-se pela manhã.

Ficar sem café da manhã pode interferir no aprendizado

6 Junho 2014
Já notou que quando você está com fome, muitas vezes, a sua atenção e capacidade de concentração diminuem? Com as crianças e adolescentes pode ocorrer o mesmo. O mais preocupante é que a última Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), do IBGE, realizada com mais de 100 mil estudantes do 9º ano do ensino fundamental no Brasil todo, apontou que aproximadamente 40% deles não costumam tomar café da manhã. Dar maior atenção à primeira refeição das crianças e adolescentes é fundamental para garantir o melhor aproveitamento das aulas.

Ler e raciocinar rapidamente são, normalmente, as atividades que sofrem mais impacto com a falta da ingestão do café da manhã. Com o jejum prolongado, a capacidade cognitiva e a concentração também podem ser afetadas. É importante lembrar que, para ser completa, a primeira refeição precisa conter carboidratos - de preferência os integrais (cereais), proteína e cálcio (leite ou derivados), e minerais, vitaminas e fibras (frutas ou suco).

DICA: Estimule o hábito de tomar café da manhã desde os primeiros anos de vida do pequeno, isso facilitará para que durante as próximas fases a criança veja essa refeição como algo indispensável.




Rafaela Fusieger / Designer: Myrian Katto

Fonte: IBGE / UOL Mulher / Portal da Educação Física

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em