Voltar

Saúde bucal do bebê

Saúde bucal do bebê

Os hábitos de higiene bucal devem começar antes mesmo do aparecimento dos primeiros dentes.

Saúde bucal do bebê

23 Janeiro 2017
Mesmo durante os primeiros meses de vida, quando a criança é alimentada exclusivamente com leite materno, os hábitos de higiene bucal são importantes. A Sociedade Brasileira de Pediatria orienta que “toda criança deve fazer a sua primeira visita ao dentista (odontopediatra) entre o primeiro e o terceiro mês de vida, ou antes disso, quando houver alguma patologia bucal”. O profissional é capaz de explicar aos pais detalhadamente quais são os cuidados necessários e como colocá-los em prática. Conforme o Ministério da Saúde, entre as recomendações está a limpeza da gengiva, bochecha e língua, que pode ser feita utilizando gaze umedecida com água limpa (fervida ou filtrada) após cada mamada noturna. 

Aparecimento dos primeiros dentes 
Entre os cinco e seis meses de vida, costuma surgir o primeiro dente de leite. Nessa fase, o bebê pode apresentar algumas reações, como alteração do sono, aumento da salivação, coceira nas gengivas e irritabilidade. Os pais costumam ficar em dúvida sobre o que fazer nessas situações, a Sociedade Brasileira de Pediatra sugere dar brinquedos de borracha para a criança morder. Caso ela esteja chorando muito e sentindo dor, é aconselhável conversar com o pediatra.  

Em relação à escovação, devem ser utilizadas escovas pequenas que tenham cerdas macias e creme dental específico para o público infantil, sem flúor. A higiene desde os primeiros meses de vida é importante para garantir a saúde bucal da criança e ajuda a despertar, de forma natural, a preocupação em cuidar dos dentes. Abaixo relacionamos outras dicas elaboradas pela Sociedade Brasileira de Pediatra aos pais, elas se aplicam também para a saúde bucal das crianças mais velhas, confira! 


Texto: Rafaela Fusieger

Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria / Ministério da Saúde

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em