Voltar

Sexo na gravidez

Sexo na gravidez

Afinal, a mulher pode ou não pode ter relações sexuais durante a gestação? Saiba o que é verdade e mito sobre esse tema

Sexo na gravidez

27 Abril 2018

A dúvida é comum entre muitos casais. O sexo na gravidez prejudica a gestante ou o bebê? O sexo pode causar aborto? Veja neste quiz a resposta para essas e outras dúvidas frequentes durante a gravidez.

 

1 - O sexo na gravidez é permitido?

Informação adicional:
Enquanto a gravidez estiver dentro da normalidade, sem nenhuma intercorrência, a relação sexual é permitida. O que pode ocorrer, em algumas ocasiões, é uma alteração no desejo sexual seja por fadiga, mudanças hormonais, sensibilidade nos seios ou dor nas costas, por exemplo.

2 - O sexo pode causar aborto?

Informação adicional:
Embora muitos casais se preocupem e acreditem nisso, o sexo durante a gravidez não provoca aborto. Os abortos espontâneos ocorrem por diversos motivos, mas, geralmente, estão relacionados com más-formações do feto.

3 - O sexo durante a gravidez prejudica o bebê?

Informação adicional:
Dentro do útero, o bebê está protegido pelo líquido amniótico, bem como pelos músculos do interior do próprio útero. Por isso, se a gravidez estiver dentro da normalidade, a atividade sexual não irá prejudicar o bebê

4 - Existe alguma posição sexual mais recomendada durante a gravidez?

Informação adicional:
Não existe posição recomendada para a gestante. Conforme a gestação evolui, o casal irá encontrar a posição que deixa a mulher mais confortável.

5 - Há momentos em que o sexo deve ser evitado?

Informação adicional:
Embora a maioria das mulheres possa ter relações sexuais seguras ao longo da gravidez, às vezes é melhor ter cautela. O médico poderá recomendar evitar o sexo no caso de sangramento vaginal inexplicado, vazamento do líquido amniótico, abertura do colo do útero prematuramente, placenta prévia, histórico de parto prematuro ou gravidez de gêmeos.

6 - Depois de 20 dias do parto a mulher já pode voltar a ter relações sexuais?

Informação adicional:
Aguarde a indicação do médico para voltar a ter relações sexuais. Esse tempo pode variar entre quatro e seis semanas após o parto. É o tempo para que o colo do útero feche, o sangramento pós-parto pare e a mulher esteja recuperada do parto.

Fim do teste

Você acertou das questões
Clique no botão abaixo para refazer o teste.

Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura | Alex Mendes

Fonte: Mayo Clinic

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (4 Votos)
Avaliar:

COMPARTILHAR:


 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em