Voltar

Aprenda a cultivar temperos em casa

Aprenda a cultivar temperos em casa

Ideal para espaços pequenos, a horta de temperos deixa a alimentação saudável e dá uma cara nova ao ambiente

Aprenda a cultivar temperos em casa

30 Agosto 2013
Cultivar uma horta em casa é uma boa maneira de sempre ter ervas, verduras ou temperos fresquinhos ao alcance das mãos. Além de proporcionar opções saudáveis para levar àá mesa, a atividade de jardinar é uma ótima maneira de mexer o corpo, limpar a mente, aprender novas habilidades e ainda melhorar o ar da casa e da decoração. E não pense que você precisa de um grande espaço ao ar livre para acomodar as plantas. Basta tomar alguns cuidados e escolher as espécies certas, que você poderá desfrutar dos benefícios de ter uma horta em espaços pequenos e fechados.

Em apartamentos, por exemplo, as mudas de temperos costumam se adaptar bem. Alecrim, manjericão, estragão, camomila, capuchinha, cebolinha, erva cidreira, hortelã, orégano, pimenta-dedo-de-moça, salsinha e sálvia são boas escolhas. Hortas desse tipo, além de proporcionar condimentos fresquinhos na hora de cozinhar, liberam um aroma agradável no ambiente.

Para começar esse projeto na sua casa, você vai precisar de um vaso grande ou uma jardineira (pode ser de plástico ou de barro), terra, húmus de minhoca e mudas de ervas de boa procedência. Tenha em mente que há várias maneiras de acomodar as mudas: vasos, canteiros, jardim suspenso e por aí vai. Escolha a que mais combina com o seu espaço!

Aí é só seguir os passos a seguir:



Depois que o seu projeto tiver tomado forma, vamos para os cuidados necessários para preservá-la:


- as plantas precisam de luz solar, pelo menos durante algumas horas por dia. Sem isso, é praticamente impossível cultivá-las.
- mantenha regas regulares, mas nunca encharque a terra.
- retire folhas velhas, amareladas e secas e verifique periodicamente se não há ataques de pragas. Nesses casos, evite produtos químicos e use apenas inseticidas naturais (calda de fumo, calda de sabão, etc.).
- adube a cada três meses, com húmus de minhoca e torta de mamona.

Está em dúvida sobre quais temperos cultivar?




Nathale Ethel Fragnani e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Everyday Health, Portal dos Condomínios

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (0 Votos)

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em