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Como deixar a timidez de lado e alavancar a carreira

Como deixar a timidez de lado e alavancar a carreira

Descubra as vantagens e desvantagens das amizades no trabalho e veja quatro dicas para superar a timidez excessiva na socialização com os colegas da empresa

Como deixar a timidez de lado e alavancar a carreira

5 Fevereiro 2020

Um estudo divulgado na Harvard Business Review, em 2017, apontou um aumento de produtividade quando se mistura amizade e trabalho. E, claro, apontou também os possíveis problemas que a combinação mal dosada pode causar. Vamos ver o que se descobriu?

Vantagens de fazer amigos no trabalho

amigos no trabalho

Pessoas que cultivam amigos têm mais facilidade para pedir ajuda
A relação de amizade no trabalho facilita na hora de pedir ajuda, já que o medo de ser julgado diminui.

Compartilhamento de informações
A amizade entre pessoas de setores diferentes também se mostrou eficaz para o compartilhamento de informações.

Bem-estar no emprego
O sentimento de satisfação no ambiente profissional aumenta quando existe cumplicidade entre colegas.

O lado negativo surge quando se ultrapassam as fronteiras, causando distração em excesso ou mesmo desgaste emocional, especialmente quando entram em jogo questões de promoções ou benefícios apenas para uma das partes. 

 

Desafio para superar a timidez

Tudo é uma questão de equilibrar e estabelecer limites nas relações profissionais e pessoais, especialmente considerando que a maioria das pessoas passa mais tempo no trabalho que na própria casa.

moça em uma reunião tímida

As dicas para fazer amizade
Pessoas tímidas podem ter dificuldade para socializar. Se você está começando um trabalho novo e ainda fica sem graça de fazer novas amizades, experimente seguir as dicas listadas no portal InfoMoney:

Faça perguntas: dê oportunidade às pessoas para falarem sobre si e seus trabalhos, mas não exagere bombardeando com um questionário pessoal
Faça elogios: mas seja sincero, fale para a pessoa o que você admira nela
Preste atenção na linguagem corporal: se a pessoa estiver concentrada ou com pressa, não é a melhor hora de puxar assunto.
Escute atentamente: preste atenção quando um colega conversar com você
Dê risada: fazer uma brincadeira e rir de si mesmo pode ser uma boa forma de descontrair

Quando buscar ajuda profissional

Na maioria das vezes, a timidez é apenas um traço de personalidade que torna a socialização um pouco mais desafiadora. Mas, se dicas como essas parecem impossíveis de pôr em prática e só de pensar em conversar com alguém desconhecido suas mãos começam a suar, buscar apoio psicológico pode ser bastante eficaz


Texto: Agência Babushka | Edição e Revisão: Unimed do Brasil

Fonte: InfoMoney, Harvar Business Review

Revisão técnica: equipe médica da Unimed do Brasil


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