Voltar

Conheça os benefícios da acupuntura

Conheça os benefícios da acupuntura

A terapia com agulhas pode ajudar no tratamento de diversas doenças físicas e psicológicas. Conheça mais sobre a técnica e suas utilidades!

Conheça os benefícios da acupuntura

30 Maio 2018

A acupuntura é um recurso terapêutico que utiliza agulhas específicas visando estimular determinados pontos pelo corpo, para promoção, manutenção e recuperação da saúde. Sua história remete há mais de 2 mil anos e integra as práticas da Medicina Tradicional Chinesa, conhecida como MTC. No Brasil, desde 1995 a acupuntura é reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina como especialidade médica e já faz parte da lista de Práticas Integrativas Complementares, do Ministério da Saúde.

 

 

COMO FUNCIONA A ACUPUNTURA

Os procedimentos da acupuntura envolvem a estimulação de pontos no corpo. A inserção das agulhas nos pontos de acupuntura estimula o sistema nervoso a liberar substâncias químicas nos músculos, na medula espinhal e no cérebro. Essas substâncias irão alterar a experiência da dor ou desencadearão a liberação de outros produtos químicos e hormônios que influenciarão o próprio sistema de regulação interno do corpo. O equilíbrio energético e bioquímico produzido pela acupuntura estimula as habilidades naturais de cura do corpo e ajuda a promover o bem-estar físico e emocional.

 

BENEFÍCIOS

A acupuntura é utilizada em tratamentos relacionados à tensão, estresse e condições emocionais. A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a utilização da acupuntura nos seguintes tratamentos:

 

 

 

Distúrbios digestivos: gastrite e hiperacidez, constipação e diarreia.

 

 

 

Distúrbios respiratórios: sinusite, dor de garganta, bronquite, asma e infecções pulmonares recorrentes.

 

 

 

Distúrbios neurológicos e musculares: dores de cabeça, tiques faciais, dor no pescoço, neurite de costela, ombro congelado, cotovelo de tenista, tendinite, dor lombar, ciática e osteoartrite.

 

 

Os efeitos do tratamento ajudam a aliviar dores crônicas, como dor lombar e joelho, reduzir a frequência de dores de cabeça tensionais, prevenir dores de cabeça da enxaqueca, dor pós-operatória, cólica renal, artrite reumatoide e dor ciática.

A acupuntura também é usada na medicina veterinária em gatos, cães e cavalos, por exemplo. A técnica também pode ajudar a reduzir o estresse, ansiedade, depressão, insônia, impotência, alterações menstruais ou hormonais e problemas imunológicos. Vale ressaltar que o tratamento deve ser realizado por profissional autorizado.


Texto: Jailde Barreto / Design: Carolina Moura - Alex Mendes

Fonte: Hospital Albert Einstein/ Ministério da Saúde/ Colégio Médico de Acupuntura de São Paulo/ Centro Nacional de Saúde Complementar e Integrativa (NIH)/ Academia Americana de Acupuntura Médica (AAMA)

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (4 Votos)

COMPARTILHAR:


Cadastre-se para receber novidades e notícias

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso.

 

Uma publicação compartilhada por Unimed (@unimedbr) em