Voltar

Especial Mulher: saiba como ter uma pele bonita e saudável em qualquer idade

Especial Mulher: saiba como ter uma pele bonita e saudável em qualquer idade

Filtro solar, hidratação constante e alimentação saudável são essenciais para uma pele linda

Especial Mulher: saiba como ter uma pele bonita e saudável em qualquer idade

6 Março 2013
Uma pele linda, saudável e livre de manchas e rugas é o desejo de qualquer mulher. Em todas as faixas etárias, a vontade de ter a pele viçosa e brilhante impera. Cuidados específicos para cada idade são fundamentais para garantir a saúde e beleza desse órgão tão importante no universo feminino.

Para mantê-la sempre lisinha, três hábitos devem ser cultivados independente da idade: a aplicação diária do filtro solar, a ingestão de, pelo menos, dois litros de água por dia e o consumo de alimentos ricos em vitaminas e fibras.

Além disso, limpe, tonifique, hidrate e nutra a pele com produtos apropriados para o seu tipo e idade. Consulte um dermatologista para que ele indique quais os melhores cuidados diários a você.

Confira dicas que podem ajudar em cada etapa da sua vida:

O foco é a prevenção já que a pele ainda tem grande quantidade de colágeno e elastina, (fibras que garantem a sustentação e a uniformidade). O uso do filtro solar diário é mais do que recomendado pelos dermatologistas porque ajuda a evitar o desgaste natural. O produto pode ser encontrado na forma de gel, hidratante ou pó compacto.

E quando as espinhas aparecerem?
Para controlar e prevenir a acne, lave o rosto duas vezes ao dia com água morna e uma solução de limpeza suave. Não esfregue a pele com força. E nunca esprema as espinhas. Resista à tentação de cutucá-las porque isso pode deixar cicatrizes e agravar o problema.
Nesse período surgem as primeiras rugas. A produção de colágeno novo diminui e é a hora certa de começar a investir nos cremes antissinais que favorecem a renovação celular. Converse com o seu dermatologista sobre o uso de cremes com ácido glicólico, recomendados para prevenir os primeiros sinais da idade. Normalmente, os “pés de galinha” aparecem em mulheres dessa faixa etária.
Abuse de uma alimentação rica em vitaminas antioxidantes (A, C, E e o mineral selênio), encontrados in natura no mirtilo, morango, passas de uva, alfafa, espinafre e couve.
A relação com o filtro solar deve ser intensificada para que se evitem as manchas. Não se esqueça de proteger o pescoço. Limpe, tonifique, hidrate e nutra a pele de manhã e à noite.
Consulte o seu dermatologista sobre a aplicação de cremes com ácido retinoico, ou algum de seus derivados como o adapaleno, e a vitamina C. Os produtos são indicados para a pele de mulheres dessa faixa etária, mas muitos oferecem restrições de uso porque exigem que a paciente não se exponha ao sol e não esteja grávida.
A hidratação da pele deve ser reforçada não só no rosto, como também no corpo. Capriche na aplicação do creme hidratante nos cotovelos, pés, mãos e joelhos. E lembre: filtro solar, tonificação e nutrição da pele devem ser feitos diariamente.
Cremes com efeito “Cinderela” que diminuem a flacidez do rosto e pescoço são indicados para quem que já passou dos 40 anos. Conhecidos como “tensores”, os cremes dão um aspecto mais jovial à pele e são indicados para as áreas dos olhos.
Confira com o seu dermatologista quais produtos oferecem melhoramento de elasticidade e estimulação de colágeno e elastina. Questione o médico sobre a possibilidade de tratamentos de renovação celular.
Rugas finas formam-se ao redor dos olhos e boca a partir dos 55 anos. O uso intensificado do protetor solar com ácido e vitamina A pode evitar que elas se disseminem porque estimulam a produção de colágeno e ajudam a recuperar o viço da pele.
Reforce o uso dos cremes tensores e jamais esqueça a aplicação do filtro solar.
O dermatologista é o profissional indicado para avaliar qual é a melhor combinação de ativos para você.

Francine Cadore e Designer: Pabla Vieira

Fonte: Veja de Medicina e Saúde volume 7 e Beleza GNT

Conteúdo aprovado pelo responsável técnico-científico do Portal Unimed.


Média (1 Votar)

COMPARTILHAR: